Matinal News

Promessa de campanha de Leite, parte das obras em escolas ficará para 2025

Change Size Text
Promessa de campanha de Leite, parte das obras em escolas ficará para 2025 Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini Divulgação

ATUALIZAÇÃO: este texto foi atualizado na manhã de 25 de agosto. Leia mais no Esclarecimento publicado a seguir.

O governo do Estado buscará parceiros na iniciativa privada para a reforma de instituições de ensino. Os detalhes do modelo de parceria público-privada (PPP) foram anunciados ontem pela manhã pelo governador Eduardo Leite (PSDB): um projeto-piloto contemplará 100 escolas em 15 municípios. Um terço fica em Porto Alegre. O governador justificou a PPP como alternativa para acelerar as melhorias, promessa de campanha – mas as obras só devem iniciar em 2025, com previsão de lançamento do edital para o segundo semestre do ano que vem. Leite destacou ainda que o estado tem um alto número de escolas com avarias – em julho, a Matinal relatou o caso da Escola Estadual Doutor Martins Costa Júnior, que funciona pela metade há três anos por consequência de uma infiltração nunca consertada. A instituição, contudo, não faz parte da lista de obras prioritárias da Secretaria Estadual de Educação anunciada em fevereiro e que conta com 176 escolas classificadas em situação crítica. Tampouco entrou na lista do projeto-piloto divulgada ontem. O modelo de parceria anunciado pelo governador contempla reformas e a posterior manutenção das instituições e é inspirado na prefeitura de Belo Horizonte, onde o prefeito Sebastião Melo (MDB) também buscou referência para aplicar na rede municipal

Piratini planeja alterar LIC para beneficiar eventos tradicionais – O governo do Estado deve propor alteração na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) para garantir reserva de parte dos recursos para grandes eventos. O movimento pretende evitar que projetos como a Feira do Livro de Porto Alegre e o Acampamento Farroupilha fiquem sem verba, como ocorreu neste ano. O recebimento de cotas da LIC passa por avaliação do Conselho Estadual de Cultura, que atribui notas à qualidade das propostas cadastradas. Tanto a Feira do Livro quanto o Acampamento Farroupilha receberam nota máxima, mas um critério de desempate prevendo recursos para cidades menos beneficiadas deixou ambos sem recursos. Para evitar que situações do tipo se repitam, o Conselho propõe criar uma linha específica para projetos vultosos.

União Brasil fica com vaga de Bobadra na Câmara de Porto Alegre – Cláudio Conceição, do União Brasil, vai assumir como vereador da capital no lugar de Alexandre Bobadra (PL), cassado por abuso de poder econômico na campanha de 2020. O Tribunal Regional Eleitoral anulou os 4.703 votos recebidos por Bobadra (eleito pelo extinto PSL), modificando os quocientes eleitoral e partidário – havia a expectativa de que, após o novo cálculo, a vaga fosse para o PSol. Negro, cristão e apoiador de Bolsonaro, Conceição participou dos atos golpistas em frente ao quartel-general do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre, no ano passado. Já atuou como vereador, em 2018, quando assumiu uma cadeira na Câmara após a morte do então parlamentar Tarcísio Flecha Negra, à época no PSD. Em 2020, filiou-se ao PSL, que era presidido por Bobadra e acabou se fundindo com o Democratas para formar o União Brasil. Na última eleição para vereador, Conceição fez 4.331 votos.

Aprovado EVU de bairro planejado na Fazenda do Arado – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) aprovou o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) de um bairro planejado na Fazenda do Arado, situada em Belém Novo. A aprovação é uma das etapas que faltavam para a liberação da construção do empreendimento, que está em discussão desde 2011 e é criticado por moradores do bairro e ambientalistas – parte do terreno é uma Área de Proteção do Ambiente Natural. Em janeiro de 2022, a Câmara Municipal aprovou lei que alterou o regime urbanístico de parte da área, que equivale a 11 vezes o tamanho do Parque Farroupilha. O projeto ainda precisa ser analisado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental e enfrenta questionamentos em ação movida pelo Ministério Público do RS.


Esclarecimento – Conforme publicamos acima, o governador Eduardo Leite anunciou na quarta-feira que a reforma de 100 escolas estaduais será feita por meio de um novo modelo via Parceria Público-Privada (PPP), com obras previstas para 2025. Mas, em contato com a redação da Matinal, a assessoria informou que o Piratini já está aplicando dinheiro público na reforma de outras instituições. Segundo o governo, das 279 obras previstas no programa Lição de Casa, anunciado em junho, 75 já foram concluídas, e 85 estão em execução. Até o final de 2023, devem ser realizadas reformas em 254 instituições de ensino da rede. Em relação à lista das 176 escolas prioritárias para a Seduc, conforme anunciado em fevereiro, já foi feito um repasse extra de 30 milhões de reais para as instituições realizarem os consertos.


Outros links:


Cultura

Agenda

MACRS inaugura, às 18h, a exposiçãoAtravés da Imagem: Mulheres Artistas no Acervo do MACRS, com curadoria de Mariane Rotter.

Às 19h, a Sala Redenção exibe a pré-estreia do documentárioIthaka – A Luta de Assange, com a presença de John Shipton (pai de Julian Assange) e do jornalista Leandro Demori.

O jornalista Rodrigo Casarin lança o livroA Biblioteca no Fim do Túnel, às 19h, no Goethe-Institut, em bate-papo com a editora Lu Thomé.

O grupo de jazz norueguês Time is a Blind Guide faz show, às 20h, no Instituto Ling.

Às 20h, o Mantra Gastronomia e Arterecebe o pianista Leonardo Bittencourt

Tum Toin Foin faz show no Espaço 373, às 21h – relembre a matéria sobre a banda de câmara.

Veja a agenda completa


Você viu?

Desde 2016, a biblioteca da Trensurb já incorporou ao seu acervo mais de 8,4 mil livros através de doações. O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) tem como principal doador o Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Fiergs. Com unidades na estação Mercado e Novo Hamburgo, o serviço empresta exemplares sem custo. Para retirar livros no EMLsT é necessário associar-se, indo até uma das estações e apresentando documento de identidade e comprovante de endereço. As duas unidades abrem de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.