Matinal News

Restaurantes abrem as portas no segundo piso do Mercado Público

Change Size Text
Restaurantes abrem as portas no segundo piso do Mercado Público Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Joel Vargas/PMPA

Nove anos após o incêndio que destruiu 60% do espaço, o segundo piso do Mercado Público de Porto Alegre foi reinaugurado. Cinco restaurantes e uma sorveteria já estão de portas abertas, bem como a Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária. A Prefeitura planeja licenciar outros 11 estabelecimentos até o fim do ano, seis deles no andar de cima. A reconstrução envolveu troca de escadas rolantes e elevadores, reforma elétrica e abertura dos novos banheiros. Ainda é preciso resolver problemas de goteiras. O ato simbólico de reabertura na manhã de segunda contou com desenlace de fitas, homenagens e benção de axé. “O Mercado Público é a alma pulsante da cidade. Porto Alegre não se define sem esse espaço”, disse Gunter Axt, secretário da Cultura da Capital.

Capital terá pelo menos dois atos no 7 de Setembro

Além do desfile militar na Avenida Edvaldo Pereira Paiva – que altera o trânsito na região –, Porto Alegre terá ao menos duas outras manifestações nesta quarta-feira.A partir das 9h, ocorre a 28ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, em frente à Igreja São José do Murialdo. Os manifestantes alinhados à esquerda devem percorrer ruas do bairro localizado na Zona Leste. A partir das 14h, está marcado um ato no Parcão, organizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Um caminhão de som será instalado no local para discursos de candidatos associados ao bolsonarismo no Estado. Vale lembrar que, em razão do feriado, diversos serviços terão horário de expediente alterado.


Porto Alegre ganha rua em homenagem a Olavo de Carvalho

A Câmara de Porto Alegre aprovou a criação da Rua Filósofo Olavo de Carvalho, na Vila Orfanotrófio, por 18 votos a nove. A proposta da Comandante Nádia, candidata do PP ao Senado, é uma homenagem ao principal ideólogo do bolsonarismo, que morreu em 24 de janeiro, aos 74 anos, dias após ser diagnosticado com covid-19. Olavo costumava zombar da pandemia e duvidar dos riscos do coronavírus. A causa de sua morte não foi confirmada.

Na sessão, a Comandante Nádia disse que os pré-requisitos do projeto foram preenchidos e que o escritor era uma pessoa diferenciada, com “trabalho muito profícuo mundo afora”. Ao argumentar que “gostar ou não gostar de Olavo de Carvalho é algo muito pessoal”, a responsável pela homenagem lembrou que “também não gostava” de Marielle Franco, vereadora do PSOL do Rio de Janeiro que foi brutalmente assassinada em 2018 – e virou nome de rua na Capital.

Vereadores da oposição reagiram à aprovação. Roberto Robaina (PSOL) disse que vai à Justiça para evitar que a Câmara “consagre uma fake news como nome de rua”, lembrando que Olavo não é formado em Filosofia. Laura Sito (PT) lamentou nas redes: “Nossa cidade terá uma rua com o nome de alguém que destilou ódio, promoveu mentiras e é um dos responsáveis pela ascensão do bolsonarismo e da violência política no Brasil”. Já Leonel Radde (PT) subiu à tribuna usando uma cabeça de burro como forma de protesto.

Colegas que votaram a favor do projeto não demostraram o mesmo entusiasmo da Comandante Nádia. O portal da Câmara Municipal definiu Olavo de Carvalho como “um dos principais difusores das ideias de extrema-direita no Brasil”.

Veja como cada vereador votou


De família de juristas, Ricardo Jobim propõe agenda liberal para o RS 

Ricardo Munarski Jobim nasceu em Santa Maria, em 1975. Advogado formado pela Ulbra, ele é sócio de um escritório de advocacia e professor acadêmico. Vem de uma família de advogados e juristas – é sobrinho do ex-ministro do STF Nelson Jobim. O candidato pelo partido Novo também é coproprietário do jornal Diário de Santa Maria. Estreou na política em 2004, ano em que concorreu pelo PSDB como vice na chapa de José Farret (PP) no pleito pela prefeitura de Santa Maria, ficando em terceiro lugar. Nunca exerceu cargo eletivo nem voltou a tentar antes deste ano. Leia o perfil completo do candidato. O Matinal já publicou outros perfis de candidatos ao governo do RS, série que segue nos próximos dias. Todos os textos estão aqui.


Outros links:

  • Os candidatos ao Senado Ana Amélia Lemos (PSD), Olívio Dutra (PT), Comandante Nádia (PP) e Professor Nado (Avante) disseram o que pensam sobre EAD e profissões durante um fórum na Capital. Leia a reportagem do Matinal.
  • Airto Ferronato (PSB) renunciou à candidatura ao Senado. O vereador de Porto Alegre justificou a decisão pela falta de suporte financeiro da sigla para viabilizar a campanha.
  • Uma operação apreendeu 1,68 tonelada de pescado no Mercado Público e prendeu três pessoas suspeitas de enganar consumidores.
  • O número de viagens de ônibus para a Lomba do Pinheiro, bairro da Zona Leste de Porto Alegre, foi ampliado para cobrir principalmente os horários de pico.
  • O MP denunciou três policiais militares pela morte de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, na Fronteira Oeste. Um homem preso sábado diz ter sido coagido a confessar o crime.
  • O desembargador Jorge Alberto Schreiner Pestana, do TJRS, mandou o Estadão tirar do ar a reportagem sobre uso de recursos do BNDES para abertura de loja de armas no RS.
  • Subiu para 115 o número de casos confirmados da varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. Porto Alegre lidera, com 59 casos da doença.
  • Iniciada em 2019, a Operação Arca já resgatou mais de 1000 animais que sofriam maus tratos no RS. O balanço aponta 71 pessoas presas.

Filigram

Nathallia Protazio foi a Gramado conferir o Filigram, Festival Internacional Literário de Gramado.

A capital do glamour gaúcho tirou o projeto da gaveta e desta vez deslanchou, não tem volta: THE BOOK IS ON THE TABLE, azar! A programação recheada de gente fina, elegante e com muita coisa pra falar tinha me deixado animada e não sei com que cara de pau eu aceitei o convite. Cheguei com três objetivos simples e uma missão falida: encontrar o Ronald Augusto, a Ana dos Santos e um boteco raiz (raiz, explica-se, o tipo de estabelecimento provido de um balcão, banheiros com pouco asseio, cervejas de marcas e preços populares, propício ao encontro da malandragem com o proletariado) e a grande missão, é claro, de enganar bem como repórter por um dia.

Leia a crônica completa aqui


Cultura

“Encontros” abraça com delicadeza os afetos

Foto: Pandora Filmes

Um dos mais prolíficos e premiados diretores da atualidade, o sul-coreano Hong Sang-soo chega aos cinemas brasileiros com mais um drama delicado e agridoce. Prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim do ano passado, o belo Encontros (2021) aborda um tema caro ao cineasta: os relacionamentos humanos – em especial, os amorosos –, que se entrecruzam em uma narrativa dividida em partes. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Hoje
projetoArte Pública, do Ói Nóis Aqui Traveiz, que ocupará a Terreira da Tribo e outros espaços culturais ao longo de 2022, começa com a performance cênico-musical Violeta Parra – Uma Atuadora, às 20h, na voz de Tânia Farias acompanhada do violonista Mário Falcão.

Às 21h, o Theatro Fuga recebe o Quartchêto para uma homenagem ao trombonista Raul de Souza

7/9 (quarta-feira)
A banda Flor ET apresenta seu primeiro álbum, Futurotrópica, às 21h, no Agulha, na estreia do Projeto Costura, iniciativa da parceria entre Agulha e Lado C com o intuito de fomentar a música autoral do RS.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vai desenvolver suplementos alimentares para animais a partir de insetos e microalgas. O projeto recebeu financiamento de 2,6 milhões de reais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Segundo os pesquisadores, o suplemento alimentar é destinado a animais de corte para consumo humano, caso do frango. A expectativa é que em três anos os produtos possam ser comercializados.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.