Matinal News

RS adota emergência pediátrica por conta de casos de SRAG

Change Size Text
RS adota emergência pediátrica por conta de casos de SRAG Foto: Hospital de Clínicas / Divulgação

Poucos dias depois de anunciar a revogação de uma série de decretos relativos à pandemia, o Governo do Estado decretou situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul por conta do aumento de casos e internações de crianças em leitos de UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Enquanto persistir o estado de emergência – que vai durar pelo menos 90 dias – as redes hospitalares do SUS deverão priorizar a disponibilização dos leitos clínicos de suporte ventilatório e de UTI pediátricas para os casos de SRAG em crianças. Apesar de haver menos registros do que nos anos de pandemia, as ocorrências de SRAG em crianças de até 11 anos estão cerca de sete vezes maior do que a média dos anos anteriores ao coronavírus. Segundo o g1, nas emergências pediátricas de Porto Alegre, a média de lotação é de 139%, segundo dados desta quinta-feira. No Hospital de Clínicas, o número de internações representa 211% da capacidade total, no Conceição era 200%.

Ciclone deixa RS sob alerta até sábado – Porto Alegre e o Rio Grande do Sul estão sob alerta meteorológico entre hoje e amanhã, por conta da proximidade de um ciclone extratropical da costa do Estado. Ainda que com menor intensidade do que aquele que atingiu a região gaúcha há três semanas, ações preventivas foram debatidas na Capital. Equipes estão de prontidão para qualquer emergência, e o Ginásio do Demhab poderá ser utilizado caso alguma família precise sair de casa. Conforme a MetSul Meteorologia, haverá dois episódios de chuva intensa nos próximos dias – entre hoje e amanhã e, depois, entre segunda e quarta. Pelos prognósticos da empresa, muitas cidades gaúchas terão chuva superior à média histórica mensal de julho inteiro somente nos próximos sete dias, sendo que julho já é um mês com média elevada de precipitação.

MP descarta pedir interrupção em obras no Harmonia – A promotora Annelise Steigleder, do Ministério Público Estadual, considerou “desnecessária” a hipótese de solicitar à Justiça a suspensão das intervenções no parque. Na manhã de ontem, ela participou de uma vistoria na área, motivada por denúncias de vereadores e organizações ligadas ao meio ambiente sobre o projeto em curso no local. Depois da vistoria, a promotora declarou ter ficado “apaziguada” e “tranquila” com os esclarecimentos da concessionária GAM3 Parks, que detém a concessão do Harmonia. De acordo com GZH, a empresa retirou até agora 103 das 1.253 árvores que havia no parque – há autorização para remoção de 432. A projeção da GAM3 é cortar no máximo mais 30 vegetais para a continuação da obra. Por conta das intervenções, o cenário do parque já está muito diferente. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Germano Bremm, contudo, reiterou confiança na concessionária.

Maioria da bancada gaúcha vota a favor da Reforma Tributária, aprovada ontem – Apesar do lobby contrário do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito Sebastião Melo (MDB), a maior parte da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados se posicionou a favor da Reforma Tributária, aprovada ontem à noite. No 1º turno de votação, foram 17 votos a favor, 10 contra e uma abstenção – além de três faltas dentre os parlamentares do RS. Na primeira votação, o texto passou com 382 votos a 118, no total. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), foi preciso uma segunda votação. Mas a sessão foi encerrada antes da conclusão do segundo turno, à 1h53. Os deputados ainda precisam analisar destaques (mudanças) ao texto, o que será feito hoje a partir das 10h. Em segundo turno, foram 375 votos a 113 a favor da PEC e três abstenções. A proposta unifica tributos e cria dois impostos. Entenda o que muda.


Reportagem Matinal

Câmara e Assembleia se articulam para cobrar explicações após denúncia do Matinal

Parlamentares do PCdoB anunciaram nesta quinta-feira que estão elaborando uma representação para levar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado a partir de informações reveladas em reportagem do Matinal. A investigação do repórter Pedro Nakamura denuncia um suposto esquema envolvendo laranjas da SV Serviços, que tem contratos de 39 milhões de reais com a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado. O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, deve ser chamado à Câmara para prestar esclarecimentos. Na Assembleia, a deputada Luciana Genro informou que estuda protocolar um pedido de CPI para investigar o caso.


Outros links:

  • Venda da Corsan, que estava prevista para ser concluída hoje, é novamente impedida. A conselheira do TCE Ana Cristina Moraes acatou representação do MPC para que se aguarde o posicionamento definitivo do Tribunal, previsto para 18 de julho.
  • O consórcio Porto Alegre Limpa pediu ao TCE a suspensão da contratação emergencial feita pela prefeitura para a coleta automatizada de lixo, cuja nova empresa foi oficializada ontem no Diário Oficial.
  • Uma vacina contra a dengue já está disponível em Porto Alegre, mas na rede privada custando até 440 reais. A aplicação é recomendada para pessoas entre quatro e 60 anos de idade.
  • Há 10 anos um grande incêndio atingiu o Mercado Público. O local só voltou a funcionar normalmente no ano passado. Relembre o caso.
  • O ministro do STF Alexandre de Moraes mandou a PGR se manifestar na investigação que apura a participação do deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos) nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele nega envolvimento.
  • Pescadores de diferentes regiões gaúchas comemoraram, em entrevistas ao Jornal do Comércio, a decisão do STF que proibiu a pesca de arrasto no litoral do RS.
  • Que fim levou a crítica? Juremir responde: “Tornou-se inaceitável e violenta, algo como a invasão de um país soberano. Ela viola a autonomia do gosto do outro. O crítico tornou-se um hater que não se vê como tal”.
  • Nando Gross comenta o caso Robinho e lembra que a imprensa gaúcha já tratou estupro coletivo de criança com normalidade.

Carta da Editora

A força da investigação local

Dizem que o papel aceita tudo. Bueno, no papel, Antonio Garcia é sócio-administrador de uma empresa terceirizada que tem contratos milionários com os governos Melo e Leite. Mas no dia a dia da SV Apoio Logístico, Garcia é, como ele admitiu ao Matinal, office boy. Vocês devem ter lido a reportagem que publicamos nesta semana com as suspeitas de irregularidades nesses acordos. No mesmo dia em que a matéria foi para o ar, já colhemos os primeiros impactos da apuração.

Leia aqui o editorial completo da editora-chefe Marcela Donini.


“Mas eis que chega a roda viva …”

Perdemos ontem o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Zé Celso morreu aos 86 anos em São Paulo, onde fundou o Teatro Oficina em 1958. Em homenagem a este ícone das artes cênicas brasileiras, a antropóloga e fotógrafa Ondina Fachel Leal escreveu um texto a partir de uma lembrança que ela conta a seguir:

Ainda era 1968, a peça de Chico Buarque Roda Viva, com direção de José Celso Martinez Correa, veio a Porto Alegre. Meu pai, que adorava teatro e tinha uma prateleira em sua biblioteca com peças teatrais, comprou com antecedência as entradas para a estreia da peça no Teatro Leopoldina. Roda Viva, a música, tinha sido premiada no Festival da MPB no ano anterior e estava no long play Chico Buarque de Holanda Volume 3. Eu tinha todos os três discos do Chico e nada poderia ser mais maravilhoso para mim do que ir com meu pai ao teatro, sobretudo para assistir a uma peça escrita e musicada pelo Chico. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

Encontros e orixás pelo olhar de Pierre Fatumbi Verger

MARGS dá início à programação de comemoração de seus 70 anos – que se completam em julho de 2024 – com duas exposições de Pierre Fatumbi Verger (1902 – 1996) realizadas em parceria com a Fundação Pierre VergerOrixás e Todos Iguais, Todos Diferentes? apresentam retratos de um percurso em que vida e a arte se confundem. “É uma exposição do francês Pierre Verger que se transformou em Fatumbi, mergulhou em uma cultura não ocidental e acabou vivendo e falecendo em um bairro popular de Salvador”, afirma o curador Alex Baradel em entrevista ao repórter Ricardo Romanoff.

Agenda 

Hoje
Biblioteca Pública do RS recebe o escritor Luiz Maurício Azevedo, às 18h30, em conversa com o tema “Machado de Assis: Estética e Raça”.

De hoje a domingo, às 20h, o Teatro Oficina Olga Reverbel apresenta o espetáculo Paisagem Marinha, texto do dramaturgo Edward Albee com direção de Regius Brandão.

O grupo mineiro Pato Fu celebra 30 anos, às 21h, no Auditório Araújo Vianna.

Antonio Villeroy canta o álbum Banquete, às 21h, no Teatro do Bourbon Country, com participações de Colombo CruzGelson Oliveira e Paola Kirst.

Às 21h30, o Tablado Andaluz dá início ao I Festival de Flamenco de Inverno, que segue até 12 de julho.

Sábado (8/7)
Às 17h, a UCS Orquestra apresenta o espetáculo Bossa Nova no RS, na Casa da OSPA.

Marcelo D2 traz a turnê Um Punhado de Bamba, às 21h, para o palco do Auditório Araújo Vianna.

Às 21h, o pianista Fabio Torres faz show no Espaço 373.

Domingo (9/7) 
Hique Gomez e Renato Borghetti, acompanhados pela Orquestra de Câmara da Ulbra, apresentam o Consertasso, às 17h, na Praça Gustavo Langsch.

Às 18h, a OSPA revisita em recital presencial, na Casa da OSPA, apresentações que fizeram sucesso em lives realizadas durante a pandemia.

Veja a agenda completa


Você viu?

Porto Alegre conta com um guia de turismo a pé. O livro foi escrito pela jornalista Maria Lúcia Badejo a partir das experiências dos passeios que organiza pela região. A publicação Pelas ruas de Porto Alegre: um guia para conhecer o Centro Histórico caminhando inclui 13 roteiros temáticos pela região central. Financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a obra tem versão impressa com distribuição gratuita, além de livro digital (baixe aqui) e audiolivro. A partir de amanhã serão realizadas 50 caminhadas guiadas, abertas ao público e com edições também direcionadas a escolas. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.