Matinal News

RS altera critério de classificação dos vacinados

Change Size Text
RS altera critério de classificação dos vacinados

O Governo do Estado adotou um novo critério para classificação dos vacinados contra a covid-19. Desde ontem, o painel passa a considerar adultos com “ciclo completo” aqueles que tomaram as duas doses mais a de reforço – hoje, cerca de metade da população vacinável atende este quesito. Apenas duas doses passa a ser considerado “ciclo primário” de imunização. A orientação já constava em uma nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde desde o início do ano, mas foi para o painel apenas agora. O objetivo, explicou a secretária adjunta de Saúde, Ana Costa, é ressaltar a necessidade do reforço. Segundo a SES, um idoso com dose de reforço tem 17 vezes menos risco de óbito por coronavírus quando comparado ao indivíduo sem nenhuma dose. Na população dos 40 aos 59 anos, essa proteção reforçada representou 14 vezes menos chances de morte em relação às pessoas não vacinadas.

Secretário compromete-se a abrir mais leitos pediátricos em Porto Alegre

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, assegurou, em entrevista ao Jornal do Almoço, que a prefeitura irá abrir mais leitos pediátricos nos próximos dez dias para ajudar a combater problemas respiratórios que passaram a atingir crianças nas últimas semanas. Segundo ele, por ora foi reforçado o pedido para que todos que forem encaminhados às Unidades Básicas passem ao menos por uma triagem, feita por um médico ou por uma enfermeira, para evitar um cenário ainda mais grave. O número de leitos pediátricos na Capital caiu de 389 em 2019 para 293 em 2022. A fim de colaborar diante da crise no atendimento pediátrico em Porto Alegre, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul lançou ontem a campanha S.O.S Emergência Pediátrica. O presidente da entidade, Marcos Rovinski, comentou que o isolamento provocado pela pandemia da covid-19 deixou as crianças menos imunes a doenças que acontecem durante o período frio.

Polícia Civil faz nova busca no Instituto Renascer

A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira novos mandados de busca e apreensão para colher provas de supostos desvios de verbas públicas do Estado pelo Instituto Renascer. O valor desviado soma 370 mil reais. O Renascer tem contratos com a Fundação de Acolhimento Socioeducativo (Fase) para adolescentes infratores. Em dezembro, o mesmo instituto foi alvo de uma operação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Federal e Controladoria Geral da União para apurar denúncia de desvios de 10 milhões de reais em contratos com a Prefeitura de Porto Alegre. As denúncias que envolvem o Instituto Renascer foram reveladas pela primeira vez pelo Matinal, entre julho e agosto de 2020. A série de reportagens mostrou irregularidades em contratos do Renascer com a Fundação de Assistência Social (Fasc), a Secretaria Municipal de Saúde e com a Fase, do Governo do Estado.

Outros links:

  • O prefeito Melo criticou o Conselho da UFRGS durante a audiência sobre o projeto para o 4º Distrito, atribuindo ao órgão a demora para o início da revisão do Plano Diretor. O atraso, no entanto, tem origem na própria prefeitura, conforme a coluna Pensar a Cidade, do JC.
  • A propósito, hoje à tarde a equipe do Matinal discute o plano para 4º Distrito em live com a presença do presidente do IAB-RS, Rafael Passos. Acompanhe no nosso canal do YouTube.
  • A UFRGS ampliou o retorno às atividades presenciais para 75% do quadro funcional. O atendimento estendido deverá começar em 27 de abril e envolverá servidores e bolsistas.
  • Desde 28 de março, 135 pneus foram recolhidos do Arroio Dilúvio, além de um carrinho de supermercado, bicicleta e garrafas plásticas encontradas por equipes do Dmae através da dragagem.
  • A limpeza dos escombros no terreno onde ficava o prédio da SSP na Capital foi finalizada. O destino da área, contudo, ainda é incerto.
  • A Prefeitura manteve a proposta de 10,06% de reposição salarial aos municipários, índice que havia sido recusado anteriormente. Na negociação, foi reduzido o número de parcelas para se completar o reajuste. A questão foi pauta de live do Matinal na semana passada.
  • A despeito de alianças entre outros partidos, o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) assegurou ao Correio do Povo a sua pré-candidatura à reeleição e defendeu que o PSDB seja cabeça de chapa.
  • No painel dos candidatos à presidência do Fórum da Liberdade, apenas Felipe D’Ávila (Novo) e Sergio Moro (UB), dentre os convidados, participaram. Segundo Rosane de Oliveira, eles concordaram em quase tudo (🔒).
  • Na coluna de hoje, Juremir defende a CPI do MEC e critica a tomada de assalto da educação do Brasil: “Nos tempos sombrios de Bolsonaro compra-se com dinheiro público kit robótica para escola sem computador e sem água encanada”.

Mirabal conquista alvará em Porto Alegre

A Mirabal obteve nesta terça-feira o alvará de funcionamento para a casa de acolhida de mulheres vítimas de violência, localizada na Zona Norte de Porto Alegre. Segundo a coordenadora da Mirabal, Andressa Guedes, o documento legitima o funcionamento do lar, referência na Capital, e representa um passo em direção à sua regulamentação.

As coordenadoras encaminharam o documento para o Ministério Público do Rio Grande do Sul, pedindo que revoguem a recomendação de não encaminhar vítimas para a casa. Em dezembro, o MP pediu o fim do abrigamento de mulheres pela Mirabal, por alegar que a casa era inadequada para acolher famílias.

Com o alvará, a Mirabal poderá participar, no futuro, de editais públicos e de organizações não governamentais que destinam verbas sociais. Resta obter o PPCI, do Corpo de Bombeiros, ainda em análise. Também aguardam a regularização junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), solicitada no final de fevereiro.

Criada a partir de um coletivo feminista, a Mirabal tem regras mais flexíveis para acolhimento, o que é visto com desconfiança por autoridades como prefeitura e MP. As mulheres não têm prazo para deixar a casa, podem viver com seus filhos e não é exigido que façam boletim de ocorrência, norma comum nas casas mantidas pelo poder público.

Leia a reportagem completa


Cultura

Agenda (🔒)

Às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim, o ciclo de conversas “O que é o cinema gaúcho?” exibe o documentário De Olhos Abertos, de Charlotte Daffol – relembre a entrevista.

MARGS realiza live sobre o colecionismo de arte contemporânea brasileira, às 19h, com o pesquisador Nei Vargas.

A exposição Terreal, de Dione Veiga Vieira, em cartaz no MARGS, se encerra neste domingo.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Veja a agenda completa


Você viu?

Quem sabe lavar a roupa fora de casa e trabalhar enquanto espera a máquina terminar o serviço? A ideia, corriqueira nos Estados Unidos, chegou a Porto Alegre com a Lavateria Fast, que disponibiliza wi-fi sem custo, além de mesas para o trabalhador. Uma franquia foi aberta na Avenida do Forte, no bairro Cristo Redentor. A empresária Maria Denise Flesch, responsável pelo negócio, explicou ao GE que a intenção é atender pessoas que moram sozinhas ou residem em apartamentos pequenos. “É a área de serviço que você não tem na sua casa”, diz.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.