Matinal News

RS incrementa esforço para aumentar índices de vacinação entre crianças

Change Size Text
RS incrementa esforço para aumentar índices de vacinação entre crianças

Com adesão incerta, começa hoje a campanha da Secretaria Estadual da Saúde para levar a vacinação contra a covid-19 e a poliomielite em escolas das redes pública e privada. A mobilização é motivada pelos baixos índices de vacinação entre crianças para as duas doenças.

Segundo o secretário executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS, Diego Espíndola, 50 municípios já iniciaram a atividade, além de outros que devem começar nos próximos dias. Levantamento de GZH com as cidades da Região Metropolitana constatou que seis ainda não definiram como a aplicação vai ser realizada.

Em Porto Alegre, a Prefeitura informou que já promove a campanha de vacinação nas escolas com equipes volantes. A Secretaria Municipal informou que a proposta da pasta estadual exige uma maior organização por se tratar de um “esquema mais complexo”. Hoje, apenas uma escola, no bairro Farrapos, será atendida.

Liberada há pouco mais de um mês para crianças de três a quatro anos, a vacina contra a covid chegou aos braços de apenas 10% deste público. Na faixa de 5 a 11 anos, 68% tomaram uma dose e só 47% completaram o esquema vacinal. Já a imunização contra a polio está em 34%, quando a meta é de 95%. O Brasil, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, é um dos países da América com alto risco de reintrodução do vírus da poliomielite.

Em balanço parcial, Censo já nota envelhecimento da população

Ao longo do primeiro mês de trabalhos do Censo, o IBGE coletou dados de quase 2,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, dentre eles 4.399 indígenas e 3.791 quilombolas, público abrangido pela primeira vez na pesquisa. Com menos recenseadores do que o esperado no Estado, é certo que os trabalhos vão se estender novembro adentro e, talvez, até dezembro, segundo o coordenador operacional do Censo no RS, Luís Eduardo Puchalski. Em nível nacional, o Censo já levantou informações de 58,2 milhões de pessoas e, desde já, notou um envelhecimento da população, o que já era esperado. “Já conseguimos observar um topo mais avolumado e picos nas idades de 40 e 20 anos”, afirmou o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte.

Após proibição da pesca de arrasto, peixes retornam às águas do RS

Peixes voltaram a aparecer na costa do Rio Grande do Sul depois da liminar da Justiça Federal proibir a pesca de arrasto no litoral. A justiça gaúcha acatou o pedido da Procuradoria-Geral do Estado e proibiu a pesca com rede tracionada por embarcações motorizadas de 5,5 a 22 km da costa. A liminar foi validada em junho, e de lá para cá, os pescadores da Lagoa dos Patos e do Litoral Norte relatam que a variedade e o volume de peixes aumentaram significativamente. Com isso, pescadores que haviam desistido da atividade estão voltando ao trabalho. A pesca de arrasto consiste em arrastar redes no fundo do mar que são capazes de carregar grandes volumes de peixes. A prática causa danos ao meio ambiente, além de prejudicar os pescadores pequenos.


Eduardo Leite tenta mais quatro anos como governador

Em 2018, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito para o cargo máximo do Executivo gaúcho, desbancando o então governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB). Na última campanha presidencial, Leite declarou voto em Bolsonaro, mas no decorrer de seu mandato criticou a atuação do presidente. No ano passado, o tucano assumiu ser gay e tornou-se o primeiro governador abertamente homossexual da história do RS. Para as eleições de 2022, pretendia se lançar como a terceira via para a disputa do Planalto, mas perdeu as prévias para João Doria e depois foi preterido pelo partido que apoiou Simone Tebet (MDB). Decidiu então concorrer ao Piratini, contradizendo seu discurso contrário à reeleição. Leia aqui o perfil completo de Leite, com mais informações sobre sua trajetória política e planos para um eventual novo mandato. Ao longo desta e da próxima semana, o Matinal publica os perfis dos candidatos ao governo do RS. Você confere todos os textos da série aqui.


Outros links:

  • A Justiça Eleitoral indeferiu as candidaturas do PCO no Rio Grande do Sul, “devido à inatividade do órgão partidário estadual”. A sigla tinha lançado nomes para o Piratini, Senado, Câmara e Assembleia.
  • O Tribunal Superior Eleitoral liberou ontem a consulta do voto em trânsito. Para acessar, é preciso digitar o número do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe no site do TSE.
  • A Mulheres Mirabal irá realizar um ato agora pela manhã em frente à Prefeitura. O protesto é contra o julgamento de recurso acionado pelo Paço, no TJ, referente ao direito à reintegração de posse do prédio. O Município perdeu em primeira instância.
  • Aliás: servidores de cinco órgãos irão promover um mutirão de atendimentos voltados para a violência contra a mulher entre 10h e 15h no Largo Glênio Peres. 
  • Cinco restaurantes e uma sorveteria abrem as portas no segundo andar do Mercado Público a partir da próxima segunda-feira, mais de nove anos após o incêndio que atingiu o local.
  • Num momento de retomada da aviação, as tarifas de embarque no Aeroporto Salgado Filho foram reajustadas em 12,5%, chegando a pouco mais de 81 reais em voos internacionais.
  • safra 2022/2023 das lavouras gaúchas deve ter recuperação total depois da estiagem da temporada passada. Durante a Expointer, a Emater projetou que a expectativa é que o Estado produza 33,8 milhões de toneladas de grãos – no ano passado, não chegou a 20 milhões.
  • Depois de analisar toda a obra de Machado de Assis, Juremir Machado se vê “convencido mais do que nunca da sua genialidade”, mas aponta que ele foi “quase silencioso em matéria de crítica à escravidão”. Leia a coluna completa.

Emergência climática desafia planejamento urbano no entorno do Guaíba

Matinal publica hoje mais um conteúdo produzido em parceria com o CAU/RS. Nesta reportagem, mostramos como as mudanças climáticas podem afetar Porto Alegre, especialmente em relação às construções próximas ao Guaíba. O atual cenário é favorável a eventos climáticos extremos, que podem elevar o nível do Guaíba e provocar alagamentos dos demais cursos d’água da cidade, subterrâneos ou não. Em 2020, quando o Guaíba chegou a 2 metros e 59 centímetros de altura (o normal era 1m20), a Orla Moacyr Scliar alagou. Milhares de moradores do Arquipélago tiveram que sair das suas casas. Segundo o professor aposentado da UFRGS Ivan Mizoguchi, o estabelecimento da cidade de Porto Alegre no final do século 18 levou em consideração a sua paisagem natural, mas hoje isso é deixado de lado em muitos projetos arquitetônicos.

Leia a reportagem completa aqui.


Cultura

A extraordinária doutora Woo

Netflix/Divulgação

O escritor Marcelo Carneiro da Cunha aborda a série sul-coreana Uma Advogada Extraordinária, da Netflix, cuja protagonista concilia o brilhantismo profissional nos tribunais com as dificuldades sociais relacionadas com seu autismo. Leia a resenha.

Agenda (🔒)

Às 19h, o terceiro encontro da série Conversas de Cozinha – Bastidores da Bienal aborda a mostra Trajetórias da 13ª Bienal do Mercosul, que será exibida no Memorial do RS, resgatando a história das 12 edições anteriores do evento.

Os músicos Diego Dias e Veco Marques lançam o álbum Pão de Queijo & Chimarrão, às 21h, no Theatro São Pedro.

Nando Reis faz show no Opinião, às 22h, com participação do guitarrista Peter Buck (R.E.M.) e do baterista Barret Martin (Screaming Trees).

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Parte da seleção brasileira de skate esteve ontem na orla do Guaíba, em Porto Alegre, treinando de olho no Rio World Skate Street World Championships 2022, que acontece em outubro no Rio. O evento é considerado essencial na corrida pela vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A modalidade estreou nos Jogos de Tóquio e rendeu ao Brasil duas medalhas de prata.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.