Matinal News

RS prepara calendário de vacinação para quem não tem comorbidades

Change Size Text
RS prepara calendário de vacinação para quem não tem comorbidades

Em entrevista ao Estadão, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que até hoje o Rio Grande do Sul deve ter o seu calendário de vacinação por faixa etária (🔒) para pessoas sem comorbidades, a exemplo dos que já têm Rio de Janeiro e São Paulo. O cronograma, segundo Leite, seria apresentado hoje, mas de acordo com a colunista do Correio do Povo Taline Oppitz, isso deve ficar para segunda. O objetivo é dar previsão para públicos de diferentes idades terem ao menos ideia de quando devem receber a aplicação. Lembrando ainda que para se completar a imunização com as vacinas usadas no Brasil são necessárias duas doses. A interrupção recente do Butantan gerou uma fila de 230 mil pessoas que necessitam da segunda injeção. no Rio Grande do Sul. Com a produção retomada na semana passada, mais remessas de CoronaVac devem chegar ao Estado ainda neste mês.

Prefeitura pressiona por Reforma da Previdência – Derrotado na Câmara no início da semana, o Governo Municipal elevou a aposta para alterar as normas da previdência. O líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), protocolou projeto de aumento das alíquotas de contribuição para 22%, inclusive para inativos e pensionistas que atualmente não contribuem até o teto do INSS. É uma forma de pressão, já que, para passar, esse texto precisa de apenas 19 votos, quantidade que, conforme Cecchim, o Paço já tem. Para a Reforma da Previdência, que prevê alteração na idade de se aposentar, é preciso 24 votos, quantidade que a gestão de Sebastião Melo não alcançou na última segunda, quando o projeto de emenda à Lei Orgânica, acabou não sendo votado. Conforme o andamento, sinalizou a colunista Rosane de Oliveira (🔒), a questão pode parar na Justiça.

Piratini já elabora projeto de venda de ações da Corsan – A aprovação da PEC que retirou a obrigatoriedade da realização de plebiscito para discutir a venda de estatais deu força ao governo do RS para buscar o diálogo para a privatização da Corsan. A intenção da administração de Eduardo Leite é enviar o projeto antes do recesso da Assembleia Legislativa. Conforme o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a ideia é ampliar a discussão para o saneamento básico do Estado. A abertura de capital da companhia, inicialmente prevista para ocorrer no mês de outubro, poderá ficar para o ano que vem. O secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, explicou que, por conta da necessidade de levantamento de informações financeiras dos balanços da empresa, haverá duas janelas para a finalizar a privatização. Uma delas seria ainda neste ano, entre outubro e novembro, enquanto a outra só ocorreria em fevereiro em 2022. 

Orla de Ipanema receberá obras de revitalização – O calçadão de Ipanema, na zona Sul de Porto Alegre, receberá, a partir da próxima segunda-feira, obras de revitalização. A expectativa é de que em cinco meses o local esteja totalmente restaurado. Quem frequenta o lugar, seja para caminhadas ou durante passeios, encontra um calçamento com buracos, bancos danificados e pintura desgastada. Apesar da beleza natural da paisagem, a condição é de abandono. A ordem de início da reforma será assinada pelo prefeito Sebastião Melo no sábado e o custo foi orçado em 1,6 milhão de reais. 

Especial da cultura negra na Parêntese – Em reportagem publicada hoje, a Parêntese resgata como nasceu a ideia de tornar o 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, celebração que completa cinco décadas neste ano. A matéria também repercute a assinatura do decreto que oficializou 2021 como o Ano da Consciência Negra no RS. É um gostinho da revista que chega aos assinantes amanhã, como falamos lá em cima, com sua nova versão em pdf, um número especial sobre a cultura negra na Capital.

Vacina, sim!

Mulheres com 59 anos e sem comorbidades começam a ser vacinadas em Porto Alegre a partir de hoje. Além delas, que devem procurar as unidades de saúde à tarde, os grupos prioritários que já podiam se vacinar seguem os mesmos. Detalhes neste link.

Outros links:

  • Um dos nomes mais importantes da música do Rio Grande do Sul morreu nessa madrugada. Aos 69 anos, Berenice Azambuja sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
  • O Hospital de Clínicas deve começar na próxima semana os testes clínicos para avaliar eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19 em grávidas entre a 24ª e 34ª semanas de gestação.
  • A Prefeitura de Porto Alegre começou a planejar medidas sanitárias contra a Covid-19 na Rodoviária e no Salgado Filho. O foco será centralizado em passageiros provenientes de regiões onde a cepa indiana do coronavírus já foi detectada.
  • Programa tradicional dos domingos, o Brique da Redenção foi realizado ontem e repete a dose amanhã. Os dias extras servirão para amenizar os prejuízos dos expositores durante a pandemia
  • O Moinhos Park, hotel de Porto Alegre, tornou-se o primeiro da rede Atlantica Hotels Internacional na cidade a virar residencial (🔒). O modelo permitirá a mistura de serviços hoteleiros com o conforto de uma casa.
  • O MST vai inaugurar nesta sexta o Armazém do Campo em Porto Alegre. O local irá disponibilizar alimentos da agricultura familiar e também terá um espaço cultural assim que a pandemia estiver controlada.
  • A Polícia Civil irá investigar a denúncia de ameaça contra a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) e sua filha, Laura.
  • E a Brigada Militar afastou três PMs após um vídeo circular nas redes sociais mostrando um policial tocando pandeiro dentro de uma viatura. A suposta festa teria ocorrido em um condomínio no bairro Restinga.
  • Os ônibus de Santa Maria começaram a circular sem cobrador. A mudança foi adotada por metade das linhas e será testada nos próximos quatro meses.
  • O Burger King abriu 23 vagas para gerentes e coordenadores (🔒) em lojas localizadas no Rio Grande do Sul. Postos são Santa Maria, Passo Fundo, Canoas, Porto Alegre e Novo Hamburgo.

Cultura

Porto Verão Alegre 2021 celebra Tchekhov

“Os Males do Fumo”. Foto: Pedro Mendes

A programação do Porto Verão Alegre traz dois espetáculos que celebram a obra do escritor e dramaturgo Anton Tchekhov (1860-1904). O repórter Ricardo Romanoff conversou com os atores e diretores de Os Males do Fumo, adaptação de Renato Del Campão em cartaz no festival hoje e amanhã, e Os Palhaços de Tchekhov, montagem clownesca do Circo Girassol, concebida por Dilmar Messias e inspirada em textos do autor russo – que será exibida de 9 a 11 de junho. Saiba mais sobre as peças.

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

Alta Terapia – A Comédia da Felicidade, com direção de Pedro Delgado e atuações dele, de Fernando Russowsky Nan Santos, estreia hoje no festival, às 20h, e segue em cartaz até domingo (6).

Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes?, com direção de Marcelo Ádams, no palco ao lado de Margarida Peixoto, encerra temporada hoje, às 20h.

Os Males do Fumo, dirigido por Renato Del Campão, com atuação de João Petrillo, segue em cartaz hoje e sábado (5), sempre às 20h.

Stand Up Bagual do Gaudêncio, do humorista Cris Pereira, será exibido a partir de domingo (6) e segue até terça (8), sempre às 20h.

Ingressos à venda no site do festival. 

Mais agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Sábado (5/6)

A partir das 10h, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa comemora sete anos de atividades, com programação que se estende ao longo do dia. 

O espaço Meme promove o projeto Rua da Criança, na Lopo Gonçalves, das 16h às 18h.

OSPA retoma os concertos presenciais, às 17h, na Casa da OSPA, com a pianista Catarina Domenici como convidada.

Receba a agenda completa


Você viu?

Envolvido na luta para vencer o câncer, o Gustavo Cunha Rodrigues, de apenas oito anos, usa mais que a coragem para passar pelas sessões de radioterapia por conta de um diagnóstico de leucemia linfoblástica aguda. A maneira encontrada para se sentir forte foi assumir novas identidades: Homem-Aranha e o Super-Gugu. São eles, com vestimentas próprias, que ajudam Gustavo nos procedimentos realizados na Santa Casa de Misericórdia. Durante o tratamento, ele até recebeu um acessório diferenciado: uma máscara pintada por uma técnica em radioterapia que o acompanha nos exames.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.