Assessoria de Imprensa

Matinal é selecionado para programa de aceleração de startups do Google

Change Size Text
Matinal é selecionado para programa de aceleração de startups do Google

Desenvolvido pelo Google em parceria com a Ajor e a Echos, o programa de aceleração voltado ao jornalismo brasileiro está na sua segunda edição

No início de agosto, o Google anunciou as 16 empresas de notícias selecionadas para participar do GNI Startups Lab, programa criado em parceria com a Echos, laboratório de futuros desejáveis e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) com o objetivo de apoiar empresas jornalísticas em estágio inicial de desenvolvimento. O Grupo Matinal Jornalismo é o único veículo do Rio Grande do Sul contemplado no programa dedicado a startups que produzem jornalismo inovador e original. 

Em sua segunda edição no Brasil, o programa se propõe a ajudar as novas empresas da indústria de notícias a inovar, desenvolver novos modelos de negócios mais inclusivos e sustentáveis dentro do jornalismo. Os veículos selecionados receberão até US$ 20.000 em financiamento para ser utilizado ao longo do Startups Lab da Google News Initiative, que começa em 15 de agosto e vai até 2 de dezembro. Durante o programa, as empresas terão acesso a mentoria, treinamento e workshops sobre assuntos como estratégia, produto, modelos de negócio, vendas, marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos. Ao final, cada startup terá a oportunidade de fazer uma apresentação para potenciais investidores. Confira aqui a lista completa dos veículos selecionados.

“Queremos ser protagonistas na transformação do ecossistema de notícias gaúcho, e estar nesse programa é um passo muito importante para amadurecer o empreendedorismo no jornalismo digital, tornando-o parte ativa no processo de desenvolvimento social e de consolidação da nossa democracia”, afirma Filipe Speck, diretor geral do Matinal. “Os ensinamentos e o investimento do GNI Startup Lab vão qualificar o nosso jornalismo e as nossas soluções de mídia. Além disso, queremos aprender e trocar experiências com os demais veículos selecionados, construindo em conjunto um conhecimento especializado no mercado de mídia aplicável à realidade brasileira”, completa. 

O Matinal Jornalismo já havia sido contemplado com recursos e programas do Google em outras duas ocasiões: em 2020, durante a pandemia, quando foi um dos veículos brasileiros contemplados para receber recursos do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo; e em maio deste ano, quando foi o único veículo do Rio Grande do Sul a participar do programa Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e com o apoio do Meta Journalism Project. O programa – voltado para startups e iniciativas digitais de notícias – selecionou 15 mídias brasileiras que receberam financiamento de até US$ 15 mil para desenvolver um projeto, produto ou implementar melhorias na organização. Os recursos destinados ao Matinal serão integralmente revertidos para a cobertura das Eleições 2022 e a criação de uma plataforma exclusivamente dedicada a trazer contexto às notícias e combater a desinformação.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.