Reportagem

Federação Israelita do RS condena Band, mas não critica fala de comentarista contra palestinos

Change Size Text
Federação Israelita do RS condena Band, mas não critica fala de comentarista contra palestinos "Eu tenho muito mais direito a essa terra", disse Srour na Hora Israelita. Foto: Naaman Omar, Palestinian News & Information Agency via Wikimedia Commons.

Levou duas semanas, mas a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) finalmente se pronunciou sobre o discurso de ódio proferido durante o programa de rádio Hora Israelita, da qual era patrocinadora. A manifestação ocorreu ontem (31), após insistentes pedidos para que se posicionasse e três dias depois de a Band de Porto Alegre expulsar o programa de sua grade.

O caso, que teve grande repercussão na imprensa e nas redes sociais, foi revelado pela Matinal no dia 16. Na véspera, Deborah Srour, comentarista do programa patrocinado pela FIRS, afirmou no ar que os palestinos são animais, que não existem civis inocentes em Gaza e que o exército de Israel deveria ser mortífero contra essa população. Na semana seguinte, repetiu a dose e defendeu o extermínio dos palestinos.

Na nota enviada ontem à Matinal, a FIRS finalmente resolveu expressar um “veemente repúdio a qualquer forma de discurso de ódio, discriminação ou incitação à violência”, mas não fez nenhuma referência ou crítica direta à comentarista.

O texto da federação traz ainda informações falsas. Afirma que a Hora Israelita emitiu uma nota se desculpando e que demitiu a comentarista. Não houve nenhum pedido de desculpas por parte do programa, nem demissão da comentarista, pelo menos enquanto o programa ainda tinha contrato com a Band. Com base nessas afirmações falsas, a FIRS condena o que considera uma decisão errada da Band.

Leia a nota na íntegra:

Nota Oficial da Federação Israelita do Rio Grande do Sul

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul expressa seu veemente repúdio a qualquer forma de discurso de ódio, discriminação ou incitação à violência, reafirmando seu compromisso com a promoção da diversidade, inclusão e liberdade de expressão.

O programa Hora Israelita, há mais de 70 anos no ar, sempre valorizou a liberdade de expressão e fomentou debates abertos e construtivos. Este espaço acolheu uma variedade de vozes e opiniões, enriquecendo o diálogo público.

Em relação às declarações feitas ao vivo por Deborah Srour na Hora Israelita, destacamos que o programa já tomou as providências necessárias: emitiu uma nota se desculpando e desligou a comentarista do seu grupo de colaboradores.

Por isso, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul considera equivocada a decisão da Band, que tirou do ar o programa Hora Israelita, um dos mais antigos do Brasil. Não compactuamos com qualquer tipo de censura ou de represália coletiva por opiniões individuais de integrantes de comunidades, grupos étnicos, políticos ou religiosos.

Por isso, condenamos a atitude da Band, pelo precedente perigoso que abre em um momento de tensão. Solicitamos, por coerência, que esse tipo de postura adotada pela Band não seja replicado nem repetido, mesmo diante das inúmeras manifestações individuais de ódio antissemita que, infelizmente, proliferam hoje, na mídia tradicional e nas redes sociais. Que os cidadãos e cidadãs que se excederam respondam pelos seus atos, mas que eles não sirvam de pretexto para reproduzir erros que a História já mostrou serem condenáveis e perigosos.

Temos orgulho de viver em um país que pratica um modelo harmonioso de convivência entre grupos de origens diversas. Continuamos abertos ao diálogo e à construção de um futuro de paz e de entendimento.

Márcio Chachamovich

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.