Reportagem

OAB-RS define candidatos a desembargador em lista com apenas uma negra

Change Size Text
OAB-RS define candidatos a desembargador em lista com apenas uma negra OAB está em processo para escolha de candidatos à vaga do Quinto Constitucional | Foto: OAB/Divulgação

De 22 postulantes, seis nomes serão encaminhados ao Tribunal de Justiça na continuação do processo; governador tem a palavra final

O Conselho da OAB-RS define nesta sexta-feira, entre 22 inscritos, a lista dos advogados e advogadas que será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) como candidatos ao provimento do cargo de desembargador do no TJ-RS. A vaga é reservada à advocacia no Quinto Constitucional. 

Antes da votação das candidaturas, no entanto, a reunião deve tratar de um debate interno que se estende desde 2021: a adoção, na lista com seis nomes, da resolução que estabeleceu paridade de gênero e política de cotas raciais para a composição dos quadros da OAB. Embora a paridade de gênero não seja norma no procedimento, oito estados já se comprometeram a implementar os mesmos critérios.

A  nominata inicial da OAB-RS há apenas uma candidata negra: Carla Nunes, procuradora do município de Montenegro. Falando ao Matinal, a advogada – primeira negra a concorrer à vaga no Rio Grande do Sul –, defendeu a adoção da paridade como questão de coerência. “A OAB-RS está pecando em relação à lista sêxtupla. Entendo que a advocacia, de forma geral, assim como toda a sociedade brasileira, é submetida a uma norma maior, que é a Constituição Federal. E a Constituição Federal orienta que as desigualdades sejam eliminadas e que as pessoas tenham acesso e condições igualitárias (de acesso) aos espaços”, argumentou. 

“Se a OAB reconhece a questão da cor da pele e a questão de gênero como prioritárias no sentido de que mulheres devem compor 50% do conselho, de que 30% dos conselheiros sejam negros, ela reconhece a desigualdade inclusive dentro da instituição. A instituição, quando faz essa normativa, reconhece essa desigualdade. E não a aplicar dentro de todas as instâncias em que se reparte o poder, como é o caso da lista sêxtupla, é um contrassenso”, disse.

Resistir à implementação da paridade, diz a jurista, pode significar uma estagnação perigosa: “No momento final, em que mulheres e pessoas pretas e pardas poderiam alcançar um espaço que promove a mudança social, que promove garantias reais para as pessoas que integram esse conselho ou para toda a advocacia gaúcha, não estamos vendo a aplicação das cotas. Há um equívoco.”

Os seis nomes mais votados nesta sexta seguem para o TJ-RS, que após novo escrutínio no tribunal definirá três indicados ao governador Eduardo Leite, que é quem fará a indicação. O Matinal procurou a OAB-RS por meio dos telefones e mensagens de WhatsApp enviadas aos números que constam no site, mas não obteve retorno. A matéria será atualizada caso haja retorno sobre seu posicionamento.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.