Reportagem

O que está em jogo no projeto de concessão da Redenção

Change Size Text
O que está em jogo no projeto de concessão da Redenção Foto: Leonardo Contursi / CMPA

Especialistas ouvidos pelo Matinal alertam sobre o que pode ocorrer com o maior parque de Porto Alegre se a proposta da Prefeitura avançar

O projeto que propõe a concessão do Parque Farroupilha, a Redenção, avança mais um passo nesta sexta-feira, dia 18 de novembro. A partir das 19h, a Prefeitura realiza na Câmara de Vereadores uma audiência pública para tratar sobre o tema – ontem já ocorreu a que aborda a concessão do Marinha do Brasil. A ideia do Município é lançar os editais em 2023. O período de concessão, caso tudo ocorra como previsto pelo Executivo, é de 30 anos. 

A proposta, no entanto, enfrenta forte resistência de entidades e representantes da sociedade civil. Na quarta-feira, dia 16, o coletivo Preserva Redenção – que já conseguiu mais de 23 mil assinaturas contrárias ao projeto – acionou o Ministério Público de Contas (MPC) para solicitar a sustação da audiência pública, alegando falhas no processo, como a falta de estudos de impacto ambiental e patrimonial, entre outros. O grupo entende que a população não está informada o suficiente para opinar com embasamento acerca da concessão. 

Com o intuito de fomentar o debate, ao longo desta reportagem, o Matinal abordou questões relacionadas ao processo de delegar a administração da Redenção a uma empresa:

Questão econômica 

A justificativa da gestão da Prefeitura em conceder o parque mais antigo da Capital à iniciativa privada pelas próximas três décadas se dá em nome de possíveis investimentos na manutenção e em melhorias do local. “É um esforço que estamos fazendo para qualificar as áreas públicas mais importantes da Capital, e temos conseguido isso por meio de parcerias, como a concessão do Harmonia e da nossa orla”, afirmou o prefeito Sebastião Melo (MDB) na apresentação da proposta, em outubro.

Semanas antes, no Instituto Semeia, em São Paulo, o diretor de Estruturação de Desestatização da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), Fernando Pimentel, havia afirmado que a Redenção é um “parque altamente deficitário em relação à quantidade de serviços que ele precisa fornecer”. 

No edital, como um atrativo à concessão, a Prefeitura projeta a construção de um estacionamento subterrâneo sob o Parque Ramiro Souto, com 577 vagas, que será explorado pelo futuro concessionário. A possível intervenção causou grande polêmica nas redes sociais, além de críticas, que vieram tanto embasadas em critérios sobre mobilidade, como também a respeito de aspectos ambientais e arqueológicos. Ao Matinal, a secretária de Parcerias, Ana Pellini, reconheceu que a demanda poderia ser revista. Ainda assim, a previsão de construção de um estacionamento permanece nos documentos relacionados à concessão, no caderno de encargos.

Em 26 de março deste ano, o Baile da Cidade com show Maria Rita lotou a Redenção | Foto: Matrcos Lucas/PMPA

O estacionamento é listado como uma das fontes de receita à concessionária da Redenção, assim como a locação de espaços comerciais, de restaurantes, um espaço de eventos e a instalação de painéis publicitários. Outra possibilidade de renda citada é a instalação de antenas 5G na área do parque – desde que esta tenha “projeto de viabilidade jurídica, técnica e econômico-financeira”. 

Essa busca pelo lucro, valorizada em diversos pontos do projeto, é alvo de críticas. “Não é sobre lucro ou prejuízo que se trata um parque”, afirma Jéssica Neves, diretora adjunta de comunicação do Instituto dos Arquitetos do Brasil-RS (IAB-RS). Questionamento semelhante tem um dos coordenadores do coletivo Preserva Redenção, Jarbas Araujo: “Um parque público precisa dar lucro? Por que isso?”.

Questão social

Tanto o IAB-RS quanto o Coletivo Preserva Redenção são contrários à proposta. O temor é que se desencadeie um processo de gentrificação do parque, a partir do fomento que apenas pessoas mais ricas possam a frequentá-lo, em detrimento de pessoas mais pobres, tanto pelo acesso quanto pelo poder de consumo no parque. Jéssica não vê necessidade de cedê-lo em nome de mais investimentos: “Ele não está abandonado e é democrático”. 

Ela ainda embasa seu argumento ao apontar que estão pouco claros os limites impostos ao futuro concessionário: “Há brechas para se criar uma série de caminhos privados entre o espaço público”, denunciou ela, citando também que a Redenção é palco de diversas manifestações, que, para ocorrer em um futuro sob concessão, ficariam a cargo da decisão de um gestor que não é o ente público. 

Inaugurado em maio deste ano, o Refúgio do Lago é um exemplo de como público que hoje é frequentador do parque acaba por ser excluído das novidades, opina a professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS (Propur), Heleniza Campos.

“Ele já não deixa o espaço tão permeável quanto era antes. Ele fica no meio do caminho e fica onde era o orquidário, onde havia toda uma história por trás”, comparou a professora, como forma de exemplificar como a concessão pode ser danosa ao público em geral. “É extremamente salutar ter um espaço aberto e público onde todos possam circular. A Redenção atende a todos os gostos. A qualquer hora do dia, você vê todo o tipo de gente.”

Araujo faz coro ao risco de gentrificação: “(A Prefeitura) não esconde que quer ‘qualificar’ a população que frequenta o parque. Ela quer excluir a população mais humilde, para quem a Redenção talvez seja um de seus poucos locais de lazer”. 

Professor lotado no Parque Ramiro Souto, Araujo elencou uma série de críticas à forma que a Prefeitura vem conduzindo o andamento do projeto, desde a data da audiência pública, que ocorre em paralelo à programação da 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, à consulta pública – na qual, no formulário, é impossível dizer que é contra à concessão, e sim apenas fazer sugestões à proposta. 

O fato de a consulta encerrar depois da audiência pública também causou estranheza no IAB-RS. Para a arquiteta Jéssica, seria necessário ter o relatório completo das contribuições no momento da consulta à população. 

Redenção é palco de eventos sociais relevantes, como a Parada Livre | Foto: Alex Rocha/PMPA

Questão ambiental

Ex-servidor da Prefeitura e um dos criadores da antiga Secretaria Municipal de Meio Ambiente (hoje a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade) em 1976, o engenheiro Paulo Pizá escreveu com outras duas integrantes da equipe inaugural da secretaria, Susana Gastal e Carmen Hoonholtz, um parecer a respeito da proposta concessão. Dentre seus questionamentos, eles chamaram a atenção para a pouca atenção ao impacto com a natureza: “Nosso primeiro sobressalto foi constatar a inexistência de um enfoque ambiental na proposta: sequer são mencionadas as palavras ‘árvores’, ‘flora’, ‘fauna’”, aponta o documento.

Eles listaram nove questões que gostariam de ver respondidas, que passam do parecer jurídico que embasou a proposta ao tratamento arbóreo, ajardinamento e manutenção do parque, a especificações sobre como se darão o uso do lago e a segurança. O trio sugere a criação de projeto de infraestrutura e urbanização do parque, que considere, dentre outros, a drenagem pluvial (chuvas, esgoto sanitário dos equipamentos) e redes de água potável, e inventário dos espécimes da flora e fauna da Redenção, dentre outros pontos.

Conforme a secretaria, a Redenção tem hoje 37,51 hectares, sendo uma área verde em meio à região central de Porto Alegre. Pizá, Gastal e Hoonholtz, em seu texto, reforçam a necessidade de defender o espaço: “Prezar integralmente pelos nossos patrimônios ambientais significa preservar nossos valores culturais, espirituais e éticos”.

Questão histórica e patrimonial

O terreno onde hoje é a Redenção foi doado ao Município quando o Brasil ainda era colônia de Portugal, em 1807. Desde então teve diversos fins, como estacionamento de charretes e campo de treinamento militar, além de ter sido palco para inúmeros eventos, de touradas a bailes e apresentações musicais – o último grande deles o show dos 250 anos da Capital. 

Desde 1997 é Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o que, na prática, é um reconhecimento à relevância da área para a cidade. “Estas importâncias e suas materialidades são os objetos que devem ser preservados”, explicou o arquiteto e urbanista José Daniel Simões, doutorando na UFRGS com atuação na área de avaliação de bens. 

“A Redenção tem um papel na cidade estruturador”, acrescenta a professora Heleniza, que enfatiza a centralidade do parque na área da cidade e a grande movimentação que tem a partir do entorno, com os bares e residências de Bom Fim e Cidade Baixa, a UFRGS, a UFCSPA e a Santa Casa. “Tem toda uma relação com a cidade”, diz, ao alertar que não se pode pensar o parque como elemento segregador, tanto economicamente, como por sua história. “A perspectiva de ver a cidade como um bem coletivo é urgente”, afirma. “O estatuto da cidade tem mil problemas, mas traz a reflexão da cidade como um bem, que é da coletividade que precisa  ter uma função social”, cita a professora. “A função social do Parque da Redenção é enorme.”

No atual momento, ambulantes têm futuro incerto com proposta | Foto: Tiago Medina

Quem defende o aprofundamento do debate afirma ser necessário colocar em um papel compromissos e direitos, que possam vir a ser cobrados do ente privado em um momento posterior. 

Representantes da Prefeitura, em suas manifestações, reiteram que o parque seguirá público e que não será cercado no entorno de seu perímetro. Ficam em aberto, entretanto, questões sobre como ficarão os trabalhos na área do comércio informal e da educação no parque. “A gente não sabe o que vai acontecer com os ambulantes, nem eles sabem”, afirma Jarbas Araujo. “O projeto não tem estrutura, não existe desenho ou maquete. Está muito difuso. Está muito nebuloso o processo todo.”

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.