Reportagem

Prefeitura apresenta “objetivos da cidade” na revisão do Plano Diretor

Change Size Text
Prefeitura apresenta “objetivos da cidade” na revisão do Plano Diretor Reunião na quarta-feira sobre revisão do Plano Diretor teve 59 participantes, segundo a prefeitura | Foto: Tiago Medina

Adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas está entre as metas que embasarão as discussões

Em uma reunião que contou com 59 pessoas, a prefeitura apresentou os objetivos que nortearão as propostas do planejamento urbano de Porto Alegre pelos próximos dez anos. Parte de uma etapa da revisão do Plano Diretor, a apresentação das cinco metas foi feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Representantes da consultoria Ernst & Young, que presta assessoria à prefeitura, não estavam presentes. 

Os objetivos apresentados foram cinco: 1) qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba; 2) reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários; 3) reduzir o custo da moradia e garantir o acesso de todos à cidade; 4) adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases de efeito estufa; e 5) fortalecer o planejamento urbano com base na economia urbana para responder eficientemente às dinâmicas da cidade e potencializar suas formas de financiamento. 

“São objetivos transversais. A eficiência do poder público depende de objetividade”, explicou a diretora de planejamento urbano, Patricia Tschoepke, durante a reunião de 27 de setembro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), quando os objetivos foram apresentados pela primeira vez. A ideia é, a partir deles, mensurar o quanto se avançou ou se deixou de fazer em cada um dos tópicos. 

Conforme a coordenadora de Planejamento Urbano da prefeitura, Vaneska Henrique, os objetivos são “resultado dos processos participativos realizados até então”. As propostas, de acordo com ela, também estão sendo apresentadas nos fóruns regionais de gestão do planejamento. 

Na reunião de quarta, os participantes foram divididos em quatro grupos para uma dinâmica de trabalho envolvendo os objetivos. Houve, dentre os presentes na atividade, críticas à falta de uma discussão mais aprofundada sobre as metas pré-estabelecidas. 

Conferência de revisão será em novembro

O processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre encontra-se na fase de sistematização de propostas. Entre 7 e 9 de novembro, será realizada a Conferência de Revisão do Plano Diretor. O seminário ocorrerá no Salão de Atos da PUCRS, novamente no turno da tarde, como ocorreu – e foi criticado – no início do ano, durante a Conferência de Revisão

A revisão do plano ainda terá uma audiência pública antes do envio do projeto ser encaminhado à Câmara Municipal, onde deverá ser apreciado provavelmente no ano que vem. Conforme prevê o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor deveria ser revisado a cada dez anos. No caso de Porto Alegre, a revisão está três anos atrasada.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.