Ensaios Fotográficos

Restauração da Biblioteca Pública

Change Size Text
Restauração da Biblioteca Pública

Viu ela, a biblioteca, aí de frente? Fachada bonita, imponente, histórica. Imagem importante da arquitetura do Centro Histórico de Porto Alegre. O prédio vai aqui fotografado pelo Carlos Edler, uma lente que já reportou outras belas imagens para os leitores da Parêntese através de seus ensaios pela capital gaúcha. 

Dessa vez a câmera do Edler chega, bate na porta e entra para nos oferecer um passeio pela casa onde habitam acervos documentais relevantes na história do Rio Grande do Sul e do país. Mas reparem, leitores, que os retratos feitos não foram registrados para que vejamos os livros com suas lombadas, folhas e letras. O Carlos Edler foi até a Biblioteca Pública para nos apresentar o caminho que precisa ser percorrido a fim de que seja recuperada a estrutura da instituição. Com as imagens enxergamos os detalhes do que precisa ser restaurado. Aguardamos a revelação de algo bom que foi desgastado pelas marcas do tempo ou que esteve escondido por outras tintas.

Esperemos, com a mesma paciência de quem trabalha na obra da biblioteca, pela reconstrução.

(Texto: Ângelo Chemello Pereira)




[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.