Agenda | Cinema | Educação

4° Seminário de Educação e Cinema promove debates sobre cinema negro na Cinemateca Capitólio

Change Size Text
4° Seminário de Educação e Cinema promove debates sobre cinema negro na Cinemateca Capitólio Renato Novaes. Foto: Ronaldo Dimer

Com programação totalmente gratuita, o 4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola será realizado de 4 a 6 de abril na Cinemateca Capitólio. Após duas edições on-line durante a pandemia, o evento vai acontecer presencialmente pela primeira vez com uma série de debates e exibição de um longa-metragem. As inscrições para as atividades devem ser feitas via formulário.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual — fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da Faculdade de Educação — e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Cinemateca Capitólio.

As três mesas temáticas são direcionadas prioritariamente para professores do ensino básico das redes públicas estadual e municipal. Os encontros vão reunir convidados renomados e atuantes nos campos do cinema e da educação. O objetivo é proporcionar um espaço para a difusão, discussão e valorização do cinema negro brasileiro, compartilhando práticas, vivências e reflexões sobre práticas antirracistas no ambiente escolar por meio da sétima arte. 

A abertura terá como tema Histórias Negras no Cinema Brasileiro (04/04, às 19h) e vai contar com a participação de Noel dos Santos Carvalho (professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da UNICAMP) Renato Novaes (ator, diretor e professor na cidade de Juatuba), Jorge Furtado (cineasta) e mediação de Marcus Mello (crítico de cinema e técnico em cultura).

No dia seguinte, haverá mais debates: Experiências com o Cinema Negro na Escola (05/04, às 14h) com Cláudia Gaya (professora antirracista da rede municipal de Porto Alegre), Marco Prates (professor da rede pública do município de Porto Alegre com educação das relações étnico-raciais) e Victor Leite (professor, ator, performer, poeta, escritor e produtor cultural) e Laura Spritzer Galli (historiadora, professora e produtora cultural); e Cinema, Negritude e Escola (05/04, às 19h) com Rodrigo Antônio (coordenador-geral de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MINC), Raquel Franzim (coordenadora-geral de educação integral e tempo integral/ MEC), Daniela Giovana Siqueira (professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS), Dedy Ricardo (atriz da Usina do Trabalho do Ator e professora de teatro) e mediação de Gladis Kaercher (professora da UFRGS e coordenadora do UNIAFRO).

O encerramento (06/04, às 10h) terá a exibição do longa-metragem O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira. Após a sessão, haverá um bate-papo com o ator e diretor Renato Novaes Vitor Queiroz,  professor de Antropologia IFHC/UFRGS e vice-coordenador do Programa de Alfabetização Audiovisual.

quinta-feira, 04 a 06 de abril de 2024

Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre)

Gratuito, mediante inscrição

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?