Agenda | Cinema

Abraccine lança livro “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” no Fantaspoa

Change Size Text
Abraccine lança livro “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” no Fantaspoa Capa do livro. Foto: Divulgação

O livro Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais será lançado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em parceria com o Grupo Editorial Letramento, no domingo (28/4), a partir das 17h, na Cinemateca Capitólio, na 20ª edição do Fantaspoa.

O livro nasce de um desejo de ampliar os estudos acerca desse gênero narrativo, com um recorte abrangente e introdutório, artigos de cunho histórico e abordagens críticas sobre esse universo. No livro, são apresentados cem filmes que questionam e expandem o limite do que se entende por realidade.

Para Gabriel Carneiro, que organizou o livro ao lado de Paulo Henrique Silva, a obra “é um marco na relação da crítica de cinema, especialmente a brasileira, com o cinema fantástico. O livro estabelece um diálogo com esse gênero tão popular, mas que historicamente foi – e ainda é – tão menosprezado e diminuído frente a outras formas de representação. Injustamente, vale dizer. Hoje já se vê, com menos preconceitos, o valor e a grandeza de muitas obras filiadas ao horror, à fantasia e à ficção científica”.

Produção que inaugurou o gênero de horror no Brasil e trouxe ao mundo o personagem Zé do Caixão, À Meia Noite Levarei sua Alma (1964) foi escolhido como o melhor filme do cinema fantástico brasileiro, de acordo com levantamento inédito feito pela Abraccine e que serviu de baliza para o livro em questão.

O livro Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais integra a série 100 Filmes Essenciais, antecedido por 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro: 100 filmes essenciais (2017), Animação Brasileira: 100 filmes essenciais (2018) e Curta Brasileiro: 100 filmes essenciais (2019).

O livro também pode ser adquirido no site da editora.

domingo, 28 de maio de 2024

Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?