Agenda | Artes Visuais | Notas

Casa de Cultura Mario Quintana abre exposição “Fissuras Sonho-Desabafo”, de Ana O. Rovati

Change Size Text
Casa de Cultura Mario Quintana abre exposição “Fissuras Sonho-Desabafo”, de Ana O. Rovati Foto: Ana Oliveira Rovati/Divulgação

Na quinta-feira (25/4), às 18h, a artista Ana O. Rovati apresenta sua primeira exposição individual em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A mostra Fissuras Sonho-Desabafo acontece na Sala Radamés Gnatalli, no quarto andar do centro cultural. 

A exposição surgiu a partir de uma ação desenvolvida pela artista entre 2021 e 2022, como parte de sua pesquisa de mestrado em Artes Visuais, realizado na Unicamp, em São Paulo. Em sua produção, tanto prática quanto teórica, Rovati se interessa pelas relações contemporâneas mediadas por tecnologias de rede e o papel da criação poética diante de tais condições.  

Foto: Ana Oliveira Rovati/Divulgação

Fissuras Sonho-Desabafo é um projeto que se propõe a interromper o cotidiano através de uma ação composta por dois cadernos: Caderno-sonho e Caderno-desabafo. Constituídos por páginas em branco e uma pequena lista de regras escrita na primeira folha, os cadernos foram compartilhados com diferentes pessoas. Quem recebia deveria fazer a sua colaboração e depois passar o objeto adiante. Esse caráter participativo era parte essencial da ação. Conforme Rovati, os cadernos “foram pensados para produzir gestos ativos, provocar sensibilidades através de uma sociabilidade fora das telas e redes virtuais”, comenta.

Edson Luiz André de Sousa, professor e psicanalista, assina o texto crítico que acompanha a exposição. “Os vapores da imaginação, do sonho, do desabafo, do desejo buscam contato com o outro. Fazer circular a palavra é um ato de amor. Ana faz de cada destinatário o responsável por uma história que se tece coletivamente”, escreve. A expografia é assinada pela artista em conjunto com a arquiteta e cenógrafa Fernanda Zanetti.

A visitação ocorre de terça a domingo, das 10h às 20h.

quinta-feira, 25 a 02 de junho de 2024

Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?