Agenda | Artes Visuais

Conferência com Hélio Menezes integra projeto Presença Negra no MARGS

Change Size Text
Conferência com Hélio Menezes integra projeto Presença Negra no MARGS Hélio Menezes. Foto: MARGS/Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) promove nesta quinta-feira (17/6), às 19h, a conferência Arte Afro-brasileira: Entre o Visível e o Oculto, com Hélio Menezes, pesquisador e curador que vem oferecendo relevantes contribuições sobre o tema a partir de sua atuação e projetos. A conferência integra o lançamento do Programa Público Presença Negra no MARGS. Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o evento online será transmitido ao vivo pelo YouTube do MARGS e contará com interpretação simultânea de Libras.

Na conferência, Hélio Menezes irá versar sobre a noção de arte afro-brasileira, tomando estudos voltados à questão, exposições emblemáticas ao redor do tema e os contextos de fundação e expografia de duas instituições decisivas da área – o Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, e o Museu Afro Brasil, em São Paulo – como meios de acesso às disputas conceituais e políticas que a constituem. A proposta é analisar o mosaico de usos, interpretações e definições que deram corpo e sentido a essa arte de muitos nomes – arte negra, afrodescendente, afro-orientada, diaspórica, preta etc. –, bem como os limites e dilemas de seu uso.

A conferência dá continuidade aos eventos de abertura do Programa Público Presença Negra no MARGS, que, no dia 10 de junho, contou com a primeira ação: uma live reunindo Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS), que fizeram a apresentação do projeto e de suas bases conceituais. A gravação da live pode ser assistida no YouTube do MARGS. 

O Programa Público Presença Negra no MARGS tem coordenação da equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, no âmbito do convênio institucional com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de uma parceria firmada com o Núcleo de Estudos Afro- brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E na SEDAC, o projeto se insere no conjunto de ações por meio de suas instituições enquanto política da Secretaria no âmbito do Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, instituído em decreto de 13.05.21 pelo governo do Estado do RS.

quinta-feira, 17 a 17 de junho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?