Agenda | Artigos | Cinema | Notas

“Êxtase” aborda a anorexia com delicadeza

Change Size Text
“Êxtase” aborda a anorexia com delicadeza Busca Vida Filmes/Divulgação

Êxtase (2020), filme dirigido por Moara Passoni e produzido por Petra Costa, entra em cartaz em Porto Alegre nesta quinta-feira (8/12). O longa conta com delicadeza e sensibilidade a história de uma menina que desenvolve anorexia durante 10 anos.

Na capital gaúcha, o filme terá debate após a sessão desta quinta, às 19h, no CineBancários. Participarão da conversa Lisiane Bizarro, coordenadora do PPG de psicologia da UFRGS, e Antônio Machado, psicólogo, mestre em psicologia e doutorando do PPG de psicologia, também da UFRGS.

Em Êxtase, a realizadora Moara realiza um projeto onírico e autobiográfico, na intersecção entre documentário e ficção. Com trilha sonora que inclui a música I’m Waiting Here, parceria do cineasta norte-americano David Lynch com a cantora sueca Lykke Li, o filme proporciona uma experiência imersiva na intimidade da protagonista, revelando um universo desconhecido, mas também estranhamente familiar.  

O filme foi exibido em festivais de mais de 20 países, entre eles Alemanha, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália, Noruega e Polônia, e obteve o reconhecimento de diversos prêmios – entre os quais o do Júri da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2020.

Êxtase conta a história de Clara dos sete aos 17 anos, período em que inicia, mergulha e rompe com a anorexia. Construído como uma autoficção, o longa tem como ponto de partida a história da própria diretora, que sofreu desse transtorno em sua adolescência.

Busca Vida Filmes/Divulgação

“O filme é um processo de investigação do corpo e da minha memória do meu corpo”, diz Moara. No entanto, esse reencontro consigo mesma colocou-a em contato com outras mulheres que viveram a anorexia, levando-a a buscar compreender a dimensão coletiva de um sofrimento aparentemente tão individual. O trabalho em colaboração com essas mulheres, que cederam seus diários e relatos para a criação do roteiro, acabou extrapolando os limites da autobiografia.

Todas as cenas do filme foram vividas por Moara ou essas mulheres, revelando uma perspectiva sobre a anorexia que é rara, senão inédita, no cinema. O espectador mergulha na intimidade mais protegida da personagem Clara, em uma imersão em sua realidade delirante, conhecendo suas estratégias para anular a fome e isolar-se cada vez mais.

O filme mostra como uma vida feita de restrição, controle e tortura pode aparentar o seu contrário e ser extremamente sedutora. Até que essa prisão se rompa, Clara levará seu corpo e sua vida até o limite.

Ao optar por investigar a intimidade dessa menina com anorexia, o filme se afasta dos estereótipos. “Na nossa sociedade da imagem, a tendência é criar um espetáculo grotesco em torno dos corpos das mulheres que padecem por anorexia. Nós evitamos isso”, afirma a diretora.

Busca Vida Filmes/Divulgação

Êxtase: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Êxtase:

quinta-feira, 08 de abril de 2024 | 19h00

CineBancários (R. Gen. Câmara, 424, Centro Histórico)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?