Agenda | Fotografia | Notas

Exposição de Luis Ferreirah revela flagrantes da periferia durante a pandemia

Change Size Text
Exposição de Luis Ferreirah revela flagrantes da periferia durante a pandemia Foto: Luis Ferreirah/Divulgação

Periferia Isolada é o registro imagético do cotidiano de pessoas anônimas em situação de suspensão social na comunidade de Umbu, bairro periférico de Alvorada, Região Metropolitana de Porto Alegre no contexto da pandemia.

A exposição virtual é do fotógrafo, artista visual e produtor audiovisual Luis Ferreirah, que inaugura a mostra nesta segunda (16/11), no seu canal do Instagram (@Luisferreirahh). No mesmo dia, às 19h, em uma live, ele conversa sobre a exposição, suas motivações e seu processo de criação.

O projeto tem financiamento do FAC Digital da Secretaria da Cultura do estado do RS e conta com o apoio da Feevale.

Perferia Isolada é composta de 25 imagens digitais obtidas durante a pandemia e estiveram limitadas às condições do momento, de afastamento social. As fotos foram realizadas com telefone celular, em ambiente externo, utilizando luz natural, e exploram ângulos em primeiro plano, em sua maioria, evidenciam intensão do artista em dar ênfase às pessoas, ainda que emolduradas pelo ambiente ao qual estão contextualizadas.

— A intenção desta exposição é mostrar como as pessoas que moram em áreas vulneráveis, em condições precárias, se comportam frente às exigências de isolamento social e como reagem às informações que lhes chegam. A máscara de proteção e uma atitude que impõe o afastamento, presente em boa parte das fotos, indicam a preocupação com a pandemia, mas também demonstram que, mesmo em tempos difíceis, há lugar para o acolhimento — observa Luis Ferreirah.

Luis Ferreirah é fotógrafo de conceito artístico e produtor audiovisual, qualificado em Processos Fotográficos no Instituto Federal do RS. Vem assinando projetos audiovisuais para importantes artistas. Sua pesquisa está centrada no corpo negro, nos territórios negros e na memória, tomados como objeto de reflexão e denúncia. Tem assinado importantes projetos artísticos e suas fotos têm sido publicadas em jornais e revistas de grande circulação, bem como na mídia digital.

Foto: Luis Ferreirah/Divulgação
Foto: Luis Ferreirah/Divulgação

segunda-feira, 16 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?