Agenda | Artes Visuais | Notas

Exposição “MARGS 70” reúne obras marcantes e emblemáticas do museu

Change Size Text
Exposição “MARGS 70” reúne obras marcantes e emblemáticas do museu "Almofada amarela" (1923), de Leopoldo Gotuzzo

Neste ano, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) promove uma ampla exposição em celebração aos 70 anos do Museu. Intitulada MARGS 70 — Percursos de um Acervo, a mostra terá inauguração de sua primeira parte, reunindo mais de 200 obras, no sábado (23/3), às 10h30, em evento gratuito e aberto ao público. 

A exposição reúne um espectro de obras marcantes e emblemáticas do Museu, a partir de uma amostragem panorâmica do universo de mais de 5.800 obras. Ao mesmo tempo que reúne peças historicamente destacadas do acervo, justapõe obras menos conhecidas e pouco ou há muito tempo não exibidas.

“Bal a Pont L’Abbé” (sem data), de Lucien Simon

No conjunto, tem-se uma diversidade de abordagens artísticas, com objetos de diferentes tempos, suportes e linguagens colocados em diálogos e tensionamentos, compondo seções identificadas ao longo do percurso e com as quais a exposição se organiza. Esses segmentos são também conformados pela arquitetura dos espaços expositivos, distribuindo-se segundo as salas e galerias do Museu.

Dando sequência ao conjunto de exposições realizadas no último ano pela programação dos 70 anos do Museu, a mostra comemorativa é baseada totalmente no Acervo Artístico do MARGS, tendo sido especialmente concebida para a ocasião do aniversário, a ser celebrado no dia 27 de julho deste ano.

MARGS 70 – Percursos de um Acervo tem curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, com assistência curatorial de Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, e envolvimento de todas as equipes e setores do Museu, além de colaboradores externos. Um complemento com outra seleção de obras, apresentada em todos os espaços expositivos do 2º andar, será inaugurada a partir de maio, e ficará até agosto de 2024.

“Ataque Automático” (1985), de Milton Kurtz

Serviço

MARGS 70 — Percursos de um Acervo
Abertura da 1ª parte da exposição comemorativa dos 70 anos do MARGS
Quando: sábado, 23.03.2023, às 10h30
Onde: 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli). O MARGS se localiza na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Visitas mediadas para escolas e grupos devem ser agendadas pelo email [email protected]

sábado, 23 a 31 de agosto de 2024

MARGS (Praça da Alfândega, s/n° Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?