Agenda | Artes Visuais | Dança

Festival Internacional de Videodança ganha abertura online

Change Size Text
Festival Internacional de Videodança ganha abertura online Frame 'Estar a par, passo a passo'. Tales Frey, São Paulo e Portugal.

A abertura da primeira edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIVRS), reagendada devido à pandemia, acontece nesta terça (11/8), às 18h. A live de abertura será conduzida pela organização do encontro, seguida de mostra audiovisual composta por 25 produções com acesso online e gratuito.

Os 25 filmes selecionados em edital para a mostra estão categorizados em: corporalidades, corpografias urbanas e distópicas, e naturezas incorporadas, conforme critérios dos avaliadores. As produções têm origem de dez estados do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Itália, México e Portugal.

—A mostra vai ganhar itinerâncias em Pelotas, Santa Maria e Espanha — adianta a pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e integrante da organização do festival, Rosângela Fachel.

A seleção ficou a cargo do comitê de avaliadores convidados, formado pela mexicana Ximena Monroy, diretora e curadora do Agite y Sirva, festival itinerante de vídeodança no México que completou completou 12 anos, além da diretora do projeto Corporalidade Expandida e professora da Universidade Nacional de Artes (Argentina), Ladys Gonzales, da professora da Universidade de Málaga (Espanha), Ana Sedeño Valdellos, e do diretor artístico e curador do Dança em Foco (Brasil) , Paulo Caudas.

A programação do festival inclui transmissão de reflexões e debates virtuais com alguns dos realizadores dos filmes selecionados, em datas a serem confirmadas. De acordo com Rosângela, a videodança acena expansão e traz ressignificações em diferentes ambientes e plataformas.

O festival é uma realização do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança – Centro de Artes, ambos da UFPel, e da Fundação Ecarta com apoio do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Pelotas), do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Rede Ibero-Americana de Investigação em Narrativas Audiovisuais (Red Inav).

As lives têm transmissão pelo Instagram e a mostra e demais atividades acontecem pelo YouTube e no site do festival.

terça-feira, 11 a 21 de agosto de 2020

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?