Agenda | Música | Notas

“Foge Comigo” é a nova faixa de ZéVitor

Change Size Text
“Foge Comigo” é a nova faixa de ZéVitor Foto: Gabriel Garcia/Divulgação

Se em seu mais recente single, Vamo Nessa, nos deparamos com um ZéVitor solar como um Jorge Benjor, cidadão de um típico “país tropical”, o lançamento de Foge Comigo retoma agora a atmosfera mais densa do álbum Ressignificar, gravado no final do fatídico ano de 2020. O single será lançado nesta terça-feira (13/7), às 17h, no YouTube

Em comum com o seu último e mais heterogêneo trabalho, a nova música possui alguns dos rótulos já usados para descrevê-lo: pop, embora intimista, delicado, embora consistente etc. Nesse sentido, o título da faixa faz jus ao autor, que foge com naturalidade das fronteiras que lhe são impostas e, simplesmente, pertence ao mundo. 

Capa de “Foge Comigo”/Divulgação

Com um leve sotaque caribenho, já experimentado aliás na canção Sem Que Nos Percamos, Foge Comigo nos remete aos melhores momentos do “clandestino” Manu Chao e seu pop latino alternativo.

Ou, para usar um termo da crítica especializada, vemos surgir um ZéVitor “world music”, não obstante se trate de um artista engajado que observa, reflete e comunica ao mundo, a partir da canção como crônica, o que acontece nos lugares por onde passa, transformando sua obra em momentos de reflexão.

Esta é, porém, um manifesto menos político que romântico do compositor que talvez seja o último herói do gênero. Pois se o flerte com a salsa e o flamenco possa parecer estranho a um desavisado, a letra dá coesão ao caleidoscópio criativo do menestrel contemporâneo, dotado de emoção e ímpeto comunicativo. Crítico, sem ser panfletário; leve, sem soar bobo.

As ilustrações de Lucas Paixão, que já configuram a perfeita tradução da obra de Zé em imagens, acompanham também o lançamento de Foge Comigo.

terça-feira, 13 a 13 de julho de 2021 | 17h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?