Agenda | Artes Visuais | Cultura

Grupo Nuances celebra 30 anos com inauguração de grafite em homenagem a Nega Lu

Change Size Text
Grupo Nuances celebra 30 anos com inauguração de grafite em homenagem a Nega Lu Grafite: SoulChambi/Divulgação

Para comemorar os 30 anos de atividade, o grupo Nuances dá um presente a capital e instala um mural para homenagear a Nega Lu, celebridade popular e ícone da transgressão porto-alegrense. O grafite de sete metros de altura será inaugurado em nesta sexta-feira (9/7), às 19h, e vai ocupar a parede da loja Profana, no coração da Cidade Baixa.

O grafite foi criado e instalado pelo artista plástico SoulChambi (Alexandre Lopes da Silva) a partir de fotos e de uma pesquisa sobre a vida do homossexual negro que marcou a cena boêmia e artística dos anos 70 e 90. As cores e o retrato lembram uma trajetória de vida que desafiou padrões de comportamento e marcou presença na cena noturna da capital como bailarina, cantora e personalidade anticonvencional. 

A contribuição da Nega Lu também será lembrada em uma série de postais ilustrados e em uma exposição com obras que serão instaladas em locais frequentados por ela, criando marcos visuais na paisagem urbana da capital.

A campanha 30 anos Dando Por Aí marca a trajetória de atuação do grupo na defesa dos direitos de cidadania da população LGBTQIA+ e vai levar intervenções artísticas para espaços públicos e privados que são referência para essa população. As ações também são um contraponto ao dano provocado pelo fechamento da exposição QueerMuseu, em 2019. A interrupção do evento reforçou a ideia de que pessoas que reivindicam liberdade de expressão sexual seriam moralmente degeneradas.

Serviço

Inauguração do grafite em homenagem a Nega Lu
9 de julho, 19h
Rua Lima e Silva, 552 (Cidade Baixa)
(parede lateral da loja Profana, próximo ao supermercado)
Mais informações com Célio Golin (Nuances) – Tel.: 99271.6262

sexta-feira, 09 a 09 de julho de 2021 | 19h00

Rua Lima e Silva, 552 (Cidade Baixa)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?