Agenda | Artes Visuais | Notas

Museu Julio de Castilhos reabre ao público com exposição inédita

Change Size Text
Museu Julio de Castilhos reabre ao público com exposição inédita Foto: Solange Brum/ Ascom Sedac/Divulgação

Após oito meses com as portas fechadas aos visitantes devido à pandemia, o Museu Julio de Castilhos, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), reabre para o público nesta quinta (19/11), com horário e dias reduzidos.

A retomada das atividades será marcada pela abertura de uma nova exposição sobre o gênero feminino. Narrativas do Feminino conta diferentes histórias sobre mulheres do início do século 19 ao final do século 20, apresentando-as em recortes e personagens como as lavadeiras, as mulheres de elite e as mulheres intelectuais.

A Casa estará ocupada com peças do acervo que pertenceram ao cotidiano feminino vinculado à elite e às negras forras, que atuaram como lavadeiras para prover suas famílias. Trata-se de dois extratos sociais que permitirão aos visitantes estabelecerem múltiplas leituras do tempo transcorrido entre 1850 e 1950.

Para a museóloga e diretora do museu, Doris Couto, a nova exposição significa a redenção das mulheres no Museu Julio de Castilhos.

— Nossas exposições permanentes sempre apresentaram o mundo dos homens, invisibilizando o papel de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do Estado — afirmou.

Para que a retomada das atividades fosse possível, a instituição precisou passar por diversas mudanças, visando prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. A maioria das peças exposta nas salas estará protegida com vitrines e cubos de vidro para impedir o contato. Para as esculturas que continuarão sem proteção, o cuidado do visitante precisa ser redobrado: o toque será expressamente proibido, uma vez que o álcool em gel que higieniza as mãos pode afetar a cor e o verniz dos objetos.

O museu ficará aberto de terças a sextas, das 10h às 17h. O número de visitantes será de no máximo 10 pessoas por vez, com o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e aferição de temperatura. Dentro das salas, o distanciamento mínimo permitido será de dois metros.

As visitas mediadas permanecem suspensas enquanto durar a pandemia.

quinta-feira, 19 de abril de 2024 | 10h00

Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?