Agenda | Artes Visuais | Música

Noite dos Museus em versão digital e gratuita

Change Size Text
Noite dos Museus em versão digital e gratuita Foto:Fraga Work/Divulgação

O Noite dos Museus acontece neste sábado (5/12), a partir das 18h, em uma transmissão gratuita com mais de seis horas de duração.

Diante da pandemia, o evento que em 2019 reuniu mais de 100 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre quer mobilizar sem aglomerar, levando arte para dentro das casas, através de um especial ao vivo que terá mais de 20 apresentações artísticas e homenageará 16 museus de Porto Alegre com conteúdos originais sobre a história e o acervo desses locais.

Entre as atrações estão a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu; o músico Humberto Gessinger, com repertório autoral que reúne desde as composições mais recentes até os sucessos dos tempos em que liderou a banda Engenheiros do Hawaii; o pianista Luciano Leães e o guitarrista Solon Fishbone apresentando o melhor do blues; o rock alternativo da banda Fantomaticos, o samba e a música popular brasileira da dupla 50 Tons de Pretas, assim como o trabalho das cantautoras Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pâmela Amaro.

A grande noite também contará com improvisações e shows de alguns dos principais nomes da cena instrumental do Rio Grande do Sul, como Cristian Sperandir Trio, o duo composto pelo bandonilista Elias Barboza e o acordeonista Matheus Kleber, além da união entre o violinista, compositor e humorista Hique Gomez com o instrumentista Tales Melati. O público também poderá conferir os grooves dançantes e envolventes do Muralha Trio, o surf rock instrumental com trilhas sonoras de filmes interpretadas pelo Reverba Trio, um concerto com a Orquestra de Câmara da Ulbra, uma apresentação do pianista João Maldonado e uma participação do grupo Violas ao Sul, formado pelos violeiros Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona.

Os centros culturais participantes desta edição estarão fechados para visitação durante o evento, mas receberão a iluminação temática que já é característica do Noite dos Museus. São eles a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Além disso, as janelas das residências já começam a ser tomadas pelas obras da Coleção Noite dos Museus em Casa, uma campanha pensada para ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia e para envolver o público, que pode preparar a casa para receber o evento neste sábado.

São 15 opções de kits – cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes desta edição – que contém reproduções de obras do acervo desses espaços. Quem quiser participar da campanha ainda pode adquirir os kits, por R$ 30 cada, até o dia 11 de dezembro, pelo site do Noite dos Museus, já que as vendas foram prorrogadas.

Ao final da ação, o lucro será revertido em doações para esses espaços culturais investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

A maratona cultural poderá ser acompanhada pelo site, canal do YouTube e as redes sociais do projeto.

sábado, 05 de abril de 2024 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?