Agenda | Cultura | Evento | Música

OSPA recebe Yu Kosuge e David Del Pino Klinge, seguido por Piazzolla a Seis nos últimos concertos do ano

Change Size Text
OSPA recebe Yu Kosuge e David Del Pino Klinge, seguido por Piazzolla a Seis nos últimos concertos do ano Série Música de Câmara. Foto: Luiza Piffero/Divulgação


Os dois últimos eventos de 2023 da fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) que acontecem na sua sede, a Casa da OSPA, já têm datas confirmadas e contarão com a presença de convidados internacionais. No sábado (9/12) às 17h, a Sala Sinfônica recebe a pianista japonesa Yu Kosuge e o maestro peruano David Del Pino Klinge, para o concerto Beethoven & Bartók. No domingo (10/12) às 18h, o grupo Piazzolla a Seis apresenta um recital gratuito com os maiores sucessos do mestre argentino. Os ingressos para o primeiro dia estão à venda no site da Sympla.

O espetáculo de sábado será regido pelo maestro David Del Pino Klinge e inicia com Yu Kosuge, que se une à OSPA pela primeira vez para executar o Concerto para Piano nº 3 em Dó Menor, Op. 37. Estreado pelo alemão Ludwig van Beethoven, em 1803, carrega um clima sombrio e trágico. A artista, que se apresenta desde os 9 anos, já passou pelos principais palcos europeus e recebeu o prêmio Suntory Music Award por sua contribuição à música no Japão. “O piano e a orquestra participam em igual medida neste concerto sinfônico, que está repleto de diálogos musicais pelos quais estou especialmente ansiosa para tocar em minha primeira colaboração com a OSPA”, observa a pianista.

Logo após, a OSPA executa Concerto para Orquestra, de 1944 por Béla Bartók, um dos maiores compositores do século 20, além de pianista e etnomusicólogo. O autor escreveu a obra para toda uma orquestra tocar, enquanto vivia exilado nos Estados Unidos por conta da ascensão do nazismo.

Os ingressos estão à venda no site da Sympla e é possível saber mais sobre o repertório na palestra Notas de Concerto, que será ministrada pelo pianista Max Uriarte às 16h de sábado, na Sala de Recitais, ou pelo canal da Orquestra no YouTube.

Já no domingo, e último evento da Casa OSPA, o grupo Piazzolla a Seis apresenta uma seleção das obras mais lembradas de Astor Piazzolla (1921 – 1992), incluindo Libertango, Adiós, Nonino, Oblivion e Las Cuatro Estaciones Porteñas. O conjunto é formado pela pianista Olinda Allessandrini (piano) e os músicos da OSPA Brigitta Calloni (violino), Robert Cruz (violino), João Senna (viola), Martina Ströher (violoncelo) e Luciano Dal Molin (contrabaixo).

sábado, 09 a 10 de dezembro de 2023

Av. Borges de Medeiros, 1501 - Praia de Belas

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?