Agenda, Artes Visuais, Notas

Plataforma de cultura e empreendedorismo “CEIA” estreia no Farol Santander

Change Size Text
Plataforma de cultura e empreendedorismo “CEIA” estreia no Farol Santander Vicente de Melo. Foto: Emmanuel Denaí/Divulgação

Nesta sexta (27/11), o Farol Santander Porto Alegre inaugura o CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), plataforma física e virtual de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo.

Instalada no Átrio do Farol, o local reunirá, no período de nove meses, uma agenda de exposições de artes visuais, shows, palestras, debates e atividades de realidade virtual.

Ainda contará com outras iniciativas independentes como workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso para experiências que coloquem a arte e a cultura em contato direto com o empreendedorismo e a inovação.

O projeto, criado e gerido pelo BS Project, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil.

— Somos uma multiplataforma viva com o intuito de conectar o universo da arte e da nova economia através da inovação. Vamos instalar em Porto Alegre um ambiente de compartilhamento, de novos modelos e formatos, espaço para usar a criatividade e quebrar paradigmas. Abrimos as portas de um espaço restrito oportunizando acesso de todos, que serão impactados com temas necessários para o presente e futuro — afirma João Ramos, sócio-fundador do BS Project.

A exposição Pli selon pli, do artista paulista Vicente de Mello, abre oficialmente a temporada e terá entrada franca para os visitantes do CEIA. A instalação composta pelo registro de postes, em diversas posições, observados contra um céu neutro que os reduz a um simples traço-desenho.

A tradução do título é dobra sobre dobra, e a obra evoca a peça homônima do compositor e maestro francês Pierre Boulez, composta entre 1957 e 1962 para soprano e orquestra.

Pli Selon pli foi criada em 2008, na residência artística Open Projects, em Varsóvia. Sua primeira versão foi apresentada no Projeto Parede/MAM, em 2010, e, em seguida, na Cidade das Artes, em 2016, em impressão lambe-lambe. Em 2017, a proposta se desdobrou em um painel de azulejo de 65 m², comissionado pelo Sesc 24 de Maio.

De novembro a agosto de 2021, o CEIA realizará atividades ligadas à cultura, à arte e à inovação. Durante este período, terá três exposições de arte visuais. A primeira intervenção é do artista visual Vicente de Mello.

Outras propostas abertas serão nove apresentações de shows musicais, nove palestras com convidados locais e nacionais e experiência com realidade virtual. Esse conjunto de atrações contará com a democratização de acesso, ou seja, acessibilidade a todos. Entre elas, por exemplo, rampas para deslocamento entre os ambientes e instrutores de libras durante os eventos, além da aplicação dos protocolos de segurança e saúde de acordo com as regras de flexibilização econômica da cidade.

A capacidade de público no CEIA seguirá os protocolos de segurança do Farol Santander Porto Alegre, que atualmente está em 25% do total. O local estará aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h e não é necessário reservar horário antecipadamente.

João Ramos. Foto: Emmanuel Denaí/Divulgação

sexta-feira, 27 de janeiro de 2021 | 09h00

Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028)

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.