Agenda | Cultura

Presença Negra no MARGS: Diane Lima participa do Encontro de História, Teoria e Crítica da Arte

Change Size Text
Presença Negra no MARGS: Diane Lima participa do Encontro de História, Teoria e Crítica da Arte Diane Lima. foto: Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá seguimento, nesta quinta-feira (8/7), às 19h, a 4ª edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que têm como tema Racialização e Arte no Brasil. O terceiro encontro contará com a participação da escritora, curadora independente e pesquisadora Diane Lima, que falará sobre o tema Trabalho Curatorial e a Racialização no Brasil. A transmissão será pelo canal do MARGS no YouTube, aberta ao público e ficará salva para visualização posterior. 

Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o encontro promove certificação digital que será concedida pela UERGS para quem fez inscrição e obteve 75% de presença. Durante o encontro, ficará disponível, no chat da transmissão, a lista de confirmação de presença. 

Em sua 4ª Edição, no ano de 2021, a atividade quer discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, desde o lugar de pesquisa, crítica e curadoria. Além dos encontros realizados nos dias 28/06, 01/07, o projeto se estende aos dias 08/7 e 15/7, sempre com duas horas de duração, pelo canal do MARGS no YouTube. 

Cada reunião conta com a presença de um nome referência sobre o tema nas artes visuais no Brasil, que destaca conhecimentos que urgem por visibilidade em uma sociedade estruturalmente marcada pelo racismo. O ciclo de palestras e debates tem como principal objetivo promover espaços que permitam discutir a história da arte desde um ponto de vista da mobilidade, tendo como pauta assuntos que, além de emergentes, são urgentes nas apreensões contemporâneas do tema.

Os encontros dão continuidade aos eventos do Programa Público Presença Negra no MARGS, que, desde o dia 10 de junho, conta ações nas redes sociais do MARGS, além de uma live e uma conferência de abertura, disponíveis no canal do YouTube do MARGS. 

quinta-feira, 08 a 08 de julho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?