Agenda | Cultura

Projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana recebe Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr.

Change Size Text
Projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana recebe Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. Foto: Felipe Janicsek/Divulgação

Nesta quinta-feira (13/5), às 20h, a programação do projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana continua com a palestra do antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. Ele destaca a presença negra no Litoral Norte do RS, em especial a de descendência banto, e fala sobre o surgimento das congadas. A transmissão ocorre no Facebook Ponto de Cultura Coração de Tambor.

Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior é jornalista, antropólogo, especialista em Literatura Brasileira/Ufrgs e Mestre e Doutor em Antropologia Social (Ufrgs). Integra o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos-RS (Iacoreq), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab/Ufrgs) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Osório.

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

Além de palestras e depoimentos de personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS, a mostra virtual Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana apresenta uma variada programação artística, reunindo nomes nascidos naquela Região ou que se projetaram difundindo a cultura afro-açoriana. As produções audiovisuais encontram-se disponibilizadas no site da Rota Açoriana.  

quinta-feira, 13 a 13 de maio de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?