Agenda | Notas

Seminário “Arte como Respiro” recebe Ailton Krenak, Gonzalo Vecina Neto e Dione Carlos

Change Size Text
Seminário “Arte como Respiro” recebe Ailton Krenak, Gonzalo Vecina Neto e Dione Carlos Ailton Krenak. Foto: Neto Gonçalves/Divulgação

De 16 a 18 de março, sempre às 17h e ao vivo, o Itaú Cultural realiza o seminário Arte como Respiro, em seu site e na página do YouTube.

O evento busca olhar para o ano que passou, em plena pandemia e suspensão social, e buscar novas perspectivas para o que está por vir. A reflexão perpassa três tópicos: os povos indígenas, com a fala do escritor e ambientalista e ativista indígena Ailton Krenak; a saúde, com o médico sanitarista e professor Gonzalo Vecina Neto; e arte e a cultura, tema sobre o qual se coloca dramaturga, roteirista e atriz Dione Carlos.

A mediação é do psicanalista Christian Dunker.

Em cada dia, uma abordagem diferente trata dessa relação entre arte e sanidade, que se tornou comprovadamente fundamental desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a situação de pandemia, em 11 de março de 2020. O objetivo é compreender o papel da arte e da cultura para o bem-estar e a psique humana e como ela ajuda a enfrentar os desdobramentos implicados na sociedade, como a suspensão social.

Louise Bourgeois, em seu tempo, afirmava que a arte garante a sanidade. Do seu lado, a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, aplicava isso em seu trabalho terapêutico já nos anos de 1940, que resultou na fundação do Museu de Imagens do Inconsciente, em 1952.

Mais recentemente, pesquisa realizada no ano passado pelo Itaú Cultural e Datafolha, apontou que opções culturais como música, filmes e séries foram as mais procuradas por brasileiras e brasileiros isolados em casa durante a pandemia. Mais de 60% se sentiu menos ansioso por conta da programação online, sentindo melhora na saúde mental e na convivência social e familiar. 

terça-feira, 16 a 18 de março de 2021 | 17h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?