Agenda | Série | Televisão

Série documental sobre arte e moda estreia na FashionTV Brasil

Change Size Text
Série documental sobre arte e moda estreia na FashionTV Brasil Foto: Pedro Rocha/Divulgação

A estreita relação entre arte e moda é o tema de Sagrados e Profanos, série documental assinada pela OKNA Produções e dirigida por Pedro Zimmermann que será exibida pela FashionTV Brasil (Canal 551 da NET e 84 da Sky) a partir desta sexta (4/9), às 20h30min.

Os oito episódios de 24 minutos mostram como diferentes manifestações artísticas terminaram por influenciar as criações de estilistas do Brasil e do mundo. Art Nouveau, Expressionismo, Surrealismo, Cubismo, Op Art, Simbolismo, Impressionismo e Pop Art são retratados através da moda e de seus criadores.   

Sagrados e Profanos utiliza diferentes abordagens narrativas. Combina o formato de entrevistas ao estilo poético dos “fashion films”. A cada episódio, um jovem designer de moda concebe e desenvolve um figurino especialmente inspirado em movimentos artísticos. Esses figurinos são o destaque dos fashions films. Os estilistas selecionados para esse desafio foram Camila Paludo, Juliana Franarim, Sérgio Amaro, Ruan Escobar, Paulo Saul, Wendyel Borin, Rochele Gloor e Júlia Feil.

Os estúdios do TECNA em Viamão, a histórica Casa Godoy em Porto Alegre e a Vinícola Laurentia em Barra do Ribeiro foram as locações selecionadas para a realização dos “fashion films”.

Em São Paulo, além de gravações de acervo do MASP, a produção entrevistou personalidades como a jornalista de moda Lilian Pacce, o estilista Marcelo Sommer e o fotógrafo Klaus Mitteldorf e o historiador e estilista Lorenzo Merlino. Em Porto Alegre, os cenários para depoimentos foram os laboratórios de moda da Faculdade de Design da UniRitter, parceira do projeto.

Entre os entrevistados nessa fase estão Tatiana Lashuck, Designer e pesquisadora Textil, Gisele Padoim, curadora artística e pesquisadora de moda, e Paula Puhl, especialista em história da arte e moda.

Além da utilização intensiva de recursos de pós-produção, com ênfase para a computação gráfica, Sagrados e Profanos conta ainda com a realização de vídeos em 360 graus, com imersão nos cenários onde foram gravados os “fashion films”. 

Foto: Pedro Rocha/Divulgação

sexta-feira, 04 de abril de 2024 | 20h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?