Agenda | Artes Visuais

Wilson Cavalcanti conversa sobre “Os jardins que me habitam” no MARGS

Change Size Text
Wilson Cavalcanti conversa sobre “Os jardins que me habitam” no MARGS Foto: Flow films

Mais uma edição do programa Conversas com artistas acontece no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Desta vez, o evento será com o artista Wilson Cavalcanti, no contexto da exposição Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam, atualmente em exibição no Museu. A atividade ocorrerá no sábado (13), às 10h30, de maneira gratuita, mas com limite de 60 lugares, com a participação dos curadores da exposição Felipe Caldas e Francisco Dalcol.

Com um formato que mistura conversa e entrevista, o encontro abordará a produção e trajetória de Wilson Cavalcanti, juntamente com o processo curatorial e os bastidores da exposição. Os jardins que me habitam é a primeira a trazer uma compreensão mais abrangente e histórica sobre a sua produção artística.

Contemplando os mais de 50 anos de trajetória do artista, a mostra apresenta uma abordagem que revisa e aprofunda o entendimento público de sua diversificada e extensa produção, desenvolvida em desenho, gravura, pintura e objetos.

São apresentadas mais de 200 obras, realizadas desde os anos 1970, incluindo parte de seus trabalhos que integram o Acervo Artístico do MARGS, onde está representado com mais de 30 obras.

Além de trazer a parte mais reconhecida e consagrada de seu trabalho, sobretudo o viés figurativo e expressionista em gravura e pintura, a exposição redimensiona sua obra ao trazer a público produções menos conhecidas, como seus desenhos-pinturas, suas pinturas-objetos, os procedimentos construtivos e os flertes com a abstração, assinalando a importância em sua poética pessoal e a relevante contribuição no contexto das transformações do meio de arte e das convenções do fazer artístico vivenciadas por sua geração na história da arte sul-rio-grandense.

Dessa forma, é apresentada como parte de dois programas expositivos em operação no MARGS e que são interligados: Histórias ausentes, voltado a resgates e reconsiderações históricas, e História do MARGS como história das exposições, que aborda as intersecções entre a história institucional do Museu e as trajetórias de artistas.

A exposição é organizada e realizada pelo MARGS, com curadoria de Felipe Caldas e Francisco Dalcol, e produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do Museu.

sábado, 13 de maio de 2024 | 10h30

Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?