Agenda | Artes Visuais | Notas

Lançamento de livro e duas exposições marcam os 40 anos da Galeria Bolsa de Arte

Change Size Text
Lançamento de livro e duas exposições marcam os 40 anos da Galeria Bolsa de Arte Foto: Galeria Bolsa de Arte/Divulgação

Inaugurada em 1980, a Bolsa de Arte presenciou — e igualmente atuou para impulsionar — a consolidação da arte no extremo Sul do país. Em quatro décadas, a galeria apresentou mais de 250 exposições distribuídas entre os endereços de Porto Alegre e, desde 2014, também na filial em São Paulo.

A galeria representa hoje 39 artistas, contando com nomes fundamentais da arte contemporânea nacional, como Nelson Leirner, Carlos Vergara, Regina Silveira, Hugo França, Carlos Pasquetti, José Bechara, Saint Clair Cemin e Maria Tomaselli — em uma lista exaltando as relações mais longevas.

Em quatro décadas, foram muitos os artistas que também passaram pela Bolsa de Arte: Wesley Duke Lee, Rubens Gerchman, Bruno Giorgi, Antonio Dias, Tomie Ohtake, Mário Cravo Neto, Gilvan Samico, Antonio Henrique Amaral, Daniel Senise, Angelo Venosa, Karin Lambrecht e Alex Flemming são alguns dos que estiveram à frente de exposições monográficas ou coletivas na galeria.

Para comemorar seus 40 anos de atuação, a Bolsa de Arte lança um livro amplamente ilustrado narrando sua trajetória, além de contar com depoimentos de 50 nomes importantes para a galeria: artistas, curadores e outros agentes que acompanharam sua atuação pioneira desde os anos oitenta. A edição bilíngue tem 160 páginas e teve coordenação editorial e pesquisa de Henrique Menezes.

O lançamento da publicação marca também a abertura da exposição AVANTE: pela primeira vez em sua história, a Bolsa de Arte realiza uma mostra simultânea nas sedes de Porto Alegre e São Paulo.

Com curadoria de Henrique Menezes, AVANTE reúne obras inéditas e de acervo dos artistas representados, distribuídos entre os dois endereços da galeria.

A mostra permanece aberta para visitação até 12 de dezembro, com entrada franca.

Foto: Galeria Bolsa de Arte/Divulgação

terça-feira, 01 a 12 de dezembro de 2020 | 10h00

Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?