Artigos | Cinema

“A Estranha Comédia da Vida” acompanha um autor à procura de personagens

Change Size Text
“A Estranha Comédia da Vida” acompanha um autor à procura de personagens Risi Film/Divulgação

O filme italiano A Estranha Comédia da Vida (2022), de Roberto Andò, transita entre o drama e a comédia em uma história que mostra o célebre escritor e dramaturgo italiano Luigi Pirandello (1867 – 1936) em retorno à sua cidade de origem na Sicília durante uma crise criativa. Estrelado pelo grande ator Toni Servillo, astro de filmes como A Grande Beleza (2013), o longa foi vencedor dos prêmios David di Donatello 2023 nas categorias de melhor roteiro original, produção, cenografia e figurino.

Leia entrevista exclusiva com o cineasta Roberto Andò

Na trama ficcional, Pirandello (Servillo) volta a sua Agrigento natal discretamente para visitar um amigo. Na chegada, depara com a notícia da recente morte da ama de sua infância, assumindo então os trâmites do velório e posterior enterro da anciã.

Sem revelar sua identidade, o já internacionalmente famoso Pirandello é obrigado então a contratar os serviços dos dois únicos agentes funerários da cidadezinha siciliana, os atrapalhados e divertidos Sebastiano (Salvatore Ficarra) e Onofrio (Valentino Picone) – que, além de despacharem os mortos locais, também mantém uma companhia de teatro amador. Ao acompanhar o cotidiano provinciano do vilarejo e seus figuras típicas, e inspirado pelos ensaios caóticos da peça escrita por Sebastiano a que assiste, o futuro Prêmio Nobel de Literatura confronta seu momentâneo bloqueio artístico para produzir sua obra-prima Seis Personagens à Procura de um Autor (1921) – texto revolucionário considerado um marco na história do teatro moderno. 

A Estranha Comédia da Vida mistura fatos da trajetória de Pirandello com ficção, resultando em uma obra que se equilibra entre invenção e história, vida real e encenada. Fabulando uma concepção imaginária para a aclamada peça do mestre italiano, o diretor e roteirista Roberto Andò emula os próprios questionamentos de Seis Personagens à Procura de um Autor a respeito das distinções convencionalmente aceitas entre criador e obra, personagens e enredo, atores e plateia. O resultado é uma atmosfera de metalinguagem que dialoga diretamente com a segunda fase da dramaturgia de Pirandello, em que é possível notar um teatro humorístico, grotesco e, muitas vezes, alegórico. 

Risi Film/Divulgação

Se o nome mais atrativo do elenco de A Estranha Comédia da Vida é o de Toni Servillo – com quem o cineasta Andò já havia trabalhado em Viva a Liberdade (2013) e As Confissões (2016) –, quem efetivamente brilha no filme são os talentosos comediantes Salvatorre Ficarra e Valentino Picone, dupla cuja sintonia perfeita para o humor vem de longa data e pode ser conferida também em títulos como La Matassa (2009), Femmine Contro Maschi (2011) e O Começo do Natal (2019), entre outras produções para cinema e televisão.

Na Itália, A Estranha Comédia da Vida arrecadou mais de 1 milhão de euros em sua primeira semana de exibição, sendo a melhor estreia do ano e o filme italiano mais popular de 2022. Coincidentemente, recentemente entrou em cartaz nos cinemas brasileiros outro filme sobre Luigi Pirandello e aspectos da vida e da obra do literato, como sua ligação com a gente e a cultura da Sicília e a importância artística de Seis Personagens à Procura de um Autor: Leonora, Adeus (2022), dirigido pelo veterano cineasta Paolo Taviani.

Paolo Taviani despede-se de seus mortos em “Leonora, Adeus”

Risi Film/Divulgação

A Estranha Comédia da Vida: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de A Estranha Comédia da Vida:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?