Artigos | Cinema | Notas

Documentário celebra o mestre do “western spaghetti”

Change Size Text
Documentário celebra o mestre do “western spaghetti” 8 ½ Festa do Cinema Italiano/Divulgação

Um dos destaques do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, o documentário Sergio Leone – O Italiano que Inventou a América (2022) celebra o legado de um dos mais importantes diretores de todos os tempos. Exibido no Festival de Veneza do ano passado, o filme de Francesco Zippel reúne depoimentos de grandes nomes do cinema mundial sobre o mestre do “western spaghetti”.

Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe filmes inéditos

Recuperando a vida e a obra de Sergio Leone (1929 – 1989), diretor de clássicos como Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no Oeste (1968), o longa costura entrevistas com colaboradores, amigos e admiradores do cineasta italiano com cenas de seus filmes, imagens de bastidores e registros familiares. A seleção de entrevistados dá a dimensão da importância e influência ao visionário homenageado: Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Darren Aronofsky, Jacques Audiard e Robert De Niro estão entre as personalidades que falam sobre sua relação com Leone e exaltam a originalidade de seus filmes.

Clint Eastwood. Foto: 8 ½ Festa do Cinema Italiano/Divulgação

Martin Scorsese. Foto: 8 ½ Festa do Cinema Italiano/Divulgação

Quentin Tarantino. Foto: 8 ½ Festa do Cinema Italiano/Divulgação

Exibindo preciosas imagens de arquivo da Cineteca di Bologna, o doc retraça a trajetória de Sergio Leone desde a descoberta do cinema admirando o trabalho do pai, o diretor de filmes mudos Roberto Roberti, até a gestação de mais de uma década de seu derradeiro filme, a obra-prima Era uma Vez na América (1984). Autor das trilhas sonoras de todos os trabalhos de Leone, o grande compositor Ennio Morricone (1928 – 2020), tema também de um recente documentário dirigido por Giuseppe Tornatore, relembra essa parceria criativa responsável por redefinir o cinema contemporâneo graças a um originalíssimo casamento entre imagem, música e som.

“Ennio, o Maestro” celebra o gênio das trilhas de cinema

Autor de uma biografia de Sergio Leone, o escritor e pesquisador inglês Christopher Frayling define no documentário a singularidade e inventividade da obra do cineasta italiano: o western construiu uma mitologia; Leone criou uma mitologia própria a partir dessa mitologia.

Foto: 8 ½ Festa do Cinema Italiano/Divulgação

Sergio Leone – O Italiano que Inventou a América: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Sergio Leone – O Italiano que Inventou a América:

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?