Agenda | Cinema | Notas

Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe filmes inéditos

Change Size Text
Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe filmes inéditos "Nostalgia". Foto: 8 ½ Festa do Cinema Italiano/Divulgação

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano está comemorando sua 10ª edição no Brasil entre os dias 22 e 28 de junho com uma programação especial, trazendo alguns dos melhores filmes italianos dos últimos anos – a maioria inéditos nas salas de cinema brasileiras. Porto Alegre está entre as 18 cidades que recebem o evento, com exibições no Espaço de Cinema Bourbon Country. A programação completa com os filmes e horários está disponível no site oficial do evento.

Um dos destaques da programação de 2023 é o documentário Sergio Leone – O Italiano que Inventou a América (2022), de Francesco Zippel, que celebra a trajetória do mestre do “western spaghetti”, diretor de clássicos como Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no Oeste (1968).

Documentário celebra o mestre do “western spaghetti”

Outro filme importante da seleção da mostra é Nostalgia (2022), de Mario Martone, exibido na competição oficial do Festival de Cannes. No drama, o ótimo ator Pierfrancesco Favino interpretando um homem que retorna à sua Nápoles natal depois de 40 anos para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando era ainda adolescente.

Favino também protagoniza o longa Jogada de Amor (2022), de Riccardo Milan, história de amor que revisita o êxito do cinema francês De Carona para o Amor (2018). A comédia romântica aborda temas como capacitismo e machismo, recebendo os prêmios Nastro D’Argento 2022 de Melhor Comédia e de Melhor Atriz de Comédia, recebido por Miriam Leone.

Primeiro longa-metragem do ator francês Stéphane Freiss como realizador, Onde a Vida Começa (2022) se passa sob o sol abrasador da Apúlia, onde um agricultor – vivido por Riccardo Scamarcio – e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda por ser escrita. Já Mundo Cão (2021), filme que marca a estreia do diretor Alessandro Celli, é uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida que tem no elenco Alessandro Borghi – conhecido por ser o protagonista de séries como Suburra e Devils.

Também integram a programação o premiado A Estranha Comédia da Vida (2022), de Roberto Andò, apresentando um imponente Toni Servillo interpretando Luigi Pirandello (1867 – 1936), um dos maiores dramaturgos do século 20, dominado por uma crise criativa e em viagem à Sicília. O longa recebeu neste ano os prêmios David di Donatello de melhor roteiro original, produção, cenografia e figurino.

Agraciado com o Prêmio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, Interdito a Cães e Italianos (2022), do diretor Alain Ughetto, é o representante de animação na programação. No longa, o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte composição histórica, relacionando-se com a história dos antepassados do realizador, provenientes da região de Piemonte, na Itália, e forçados a emigrar.

A Viagem de Papa Francisco (2022), do premiado documentarista Gianfranco Rosi, é um filme de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo. Rosi traça um curioso paralelo entre seu percurso cinematográfico e a trajetória de Francisco, instigado pela coincidência de que duas das viagens do líder da Igreja Católica, uma aos refugiados que desembarcam em Lampedusa e outra ao Oriente Médio, espelham os itinerários dos seus ótimos documentários Fogo no Mar (2016), indicado ao Oscar, e Notturno (2020).

Em paralelo à programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, o ciclo A Grande Arte no Cinema está exibindo até o dia 17 de agosto nove documentários dedicados às artes visuais e aos grandes pintores de todos os tempos. Nesta terça-feira (17/6), o Espaço de Cinema Bourbon Country vai projetar na sessão das 15h o filme Caravaggio – A Alma e o Sangue (2018), de Jesus Garces Lambert.

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?