Entrevista | Literatura | Reportagens

Luedji Luna ecoa a voz das mulheres negras

Change Size Text
Luedji Luna ecoa a voz das mulheres negras Helen Salomão/Divulgação

Um dos mais importantes eventos culturais do Estado, a FestiPoa Literária dá a largada de sua 13ª edição nesta quinta-feira (13/5). Por conta da pandemia, o evento será realizado virtualmente neste ano, com cinco dias de programação de literatura, poesia e debates. A transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube e redes sociais do evento, com acesso gratuito.

Além dos escritores homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz, o festival contará com a participação de cerca de 50 convidados de todo o país. Autores e artistas como Jeferson Tenório, Antônio PitangaItamar Vieira JúniorTeresa CristinaCriolo, LetruxRicardo AleixoAngélica FreitasPaulo Lins estarão em bate-papos, saraus e oficinas.

Um dos destaques da programação será a mesa que vai reunir neste domingo (16/5), a partir das 17h, Conceição Evaristo e Luedji Luna. Batizado de Escrevivendo um corpo no mundo, o encontro terá mediação da mestra em relações étnico-raciais, atriz, diretora teatral e performer Ludmilla Lis.

Mestre em literatura brasileira pela PUC/Rio e doutora em literatura comparada pela UFF, Conceição Evaristo é ficcionista e ensaísta. Tem sete livros publicados, entre eles Olhos d’Água (2015), vencedor do Prêmio Jabuti, sendo que cinco deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. A autora foi homenageada ainda pelo Prêmio Jabuti em 2019 como personalidade literária.

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna tem dois discos e um EP lançados e contemplados em premiações como o Prêmio Afro (2017) e Prêmio Bravo, na categoria Revelação (2018), e WME Awards (2020). Integra os projetos Acorda Amor, junto a Liniker, Letrux, Maria Gadú e Xênia França, e Aya Bass, com Xênia e Larissa Luz.

A artista é também cofundadora da Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras Autoras, que reúne compositoras e poetas pretas de todo o Brasil, e foi integrante do Bando Cumatê, coletivo engajado na pesquisa, difusão e fomento das manifestações artísticas tradicionais da cultura brasileira.

No ano passado, Luedji lançou Bom Mesmo É Estar Debaixo d’Água, um dos melhores discos brasileiros de 2020, que contou com a participação de diversas artistas negras. Entre as convidadas está Conceição Evaristo, que diz um poema seu em meio à faixa Ain’t Got No – canção do musical Hair que se tornou um hino de resistência negra na interpretação da cantora, compositora e pianista norte-americana Nina Simone. Chamado A noite não adormece nos olhos das mulheres, o comovente poema citado na gravação foi escrito por Conceição em memória da amiga Beatriz Nascimento (1942 – 1995), historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos da população negra.

Neste 13 de maio, data em que marca oficialmente o contestado Dia da Abolição da Escravatura, publicamos uma entrevista exclusiva com Luedji Luna, que comenta a parceria com Conceição Evaristo, revela o como tem enfrentado a pandemia e o que tem escutado nestes tempos, além de avaliar a presença da cultura preta no país atualmente: “Nós somos o fundamento, essa visibilidade veio tarde! Acho que esse é um movimento de disputa, de narrativa, de território, de imaginário. Ainda precisamos disputar o que é nosso: o Brasil”.

Helen Salomão/Divulgação

Estamos há mais de um ano convivendo com a pandemia. Como essa situação excepcional tem afetado você do ponto de vista existencial e criativo?

Acredito que essa experiência tenha afetado a grande maioria negativamente. Tenho vivido um dia de cada vez, focado no cotidiano, no que tenho pra fazer no dia, estar no presente tem sido o maior aprendizado. Não há perspectiva, só o presente!

Como surgiu a ideia de convidar Conceição Evaristo e o que significou para você a participação dela na canção Ain’t Got No em seu disco Bom Mesmo É Estar Debaixo d’Água?

Dona Conceição ocupa o lugar dessa voz que veio de antes. Eu queria outros olhares e outras vozes femininas nesse disco. Conceição representa o que veio antes, quem abriu os caminhos pra literatura negra, que é um outro jeito de dizer, de falar, de gritar, de cantar até, escrever é só mais um jeito de dizer. O poema dela chega numa canção da Nina Simone, que também ocupa esse mesmo lugar: passos que vieram de longe, de antes.

A arte criada por negras e negros no Brasil vem ganhando cada vez mais visibilidade e reverberação social, a despeito da hostilidade dos setores racistas e elitistas. Como você avalia a presença da cultura preta no país atualmente, em particular na música e na literatura?

Nós somos o fundamento, essa visibilidade veio tarde! Acho que esse é um movimento de disputa, de narrativa, de território, de imaginário. Ainda precisamos disputar o que é nosso: o Brasil.

Em uma sociedade dominada pela branquitude e atravessada pela discriminação, o corpo negro marca presença. Que tipo de repressão e ruptura uma mulher negra sofre e protagoniza neste país?

Não caberia numa resposta, a repressão sobre nossos corpos se dá em tanto níveis que não cabe numa resposta, e nem precisaria, está dado, e tudo exposto há mais de 400 anos! Sobre as rupturas, acredito que estarmos vivos, a despeito do grande projeto de extermínio de um povo, estar viva é romper com esse projeto.

Acabamos de assistir na favela carioca do Jacarezinho a mais uma revoltante chacina perpetrada por instituições do poder oficial contra brasileiros pobres e marginalizados. Diante de um panorama conjuntural e estrutural particularmente perverso com relação à população afrodescendente, como você enxerga o Brasil de hoje e dos próximos anos?

História Antiga em 2019, canção do Zé Manoel, responde bem essa pergunta. Estar no Brasil é a pior desgraça que pode acontecer a um corpo negro hoje. Sobre o futuro, permaneceremos vivos e aqui.

Quais os nomes da música de hoje têm chamado a sua atenção?

Zé Manoel, Tiganá Santana, Zudizilla.

Você está criando atualmente? O quê?

Sim. Meu filho Dayo.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?