Artes Visuais | Evento | Notas

Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre comemora 60 anos do Atelier Livre

Change Size Text
Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre comemora 60 anos do Atelier Livre Performance Abrigo com Andressa Cantergiani no Farol Santander POA | foto: Emmanuel DenauI

Em comemoração aos 60 anos do Atelier Livre, a 34ª edição do Festival de Arte de Porto Alegre acontece entre os dias 26 de outubro e 05 de novembro. Com atividades durante dez dias como a realização de exposições, intervenções urbanas, oficinas, debates e performances, além de apresentar um artista residente, o artista visual e paisagista Fernando Limberger .

Realizada de forma híbrida, a programação ocorre via plataforma digital no Youtube do Atelier Livre Xico Stockinger e presencial na Pinacoteca Aldo Locatelli, Praça dos Açorianos e Ceia do Farol Santander. Criado para as comemorações dos 25 anos do Atelier Livre, o Festival foi importantíssimo para a formação de artistas locais e continua ampliando e destacando suas atividades a cada edição.

A edição 34ª festeja as seis décadas do atelier e o artista visual e paisagista Fernando Limberger desenvolverá a exposição Ocupação Cromática que se desdobra no porão da Pinacoteca Aldo Locatelli. Trata-se de uma grande obra site-specific, isto é, pensada especialmente para esse contexto e lugar e articulada a partir de uma série de instalações entrelaçadas.

O trabalho cria uma espécie de paisagem onírica, que toma conta do lugar, alterando suas cores e inserindo elementos tais como pedras, palha de madeira, areias e penas tingidas. incluindo o processo de criação da Ocupação Cromática.

Além disso, o Festival conta com a apresentação do projeto ABRIGO 2021 pela artista performática Andressa Cantergiani, que reside entre Porto Alegre e Berlim. Será a primeira performance no mundo que acontecerá com interferência de NFTs. Confira a programação completa no site da Atelier Livre.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?