Literatura | Notas

47ª Feira do Livro de Santa Maria divulga programação

Change Size Text
47ª Feira do Livro de Santa Maria divulga programação Djamila Ribeiro. Foto: Veleiro Conteúdo/Divulgação

46 edições, a Feira do Livro é realizada na Praça Saldanha Marinho, o coração de Santa Maria. A atividade literária tradicional da cidade, que convida a comunidade a frequentar por 15 dias a “Praça dos Livros”, desta vez, vai ter um formato diferente – mas longe de ser menos importante.

A 47ª Feira do Livro, que acontece de 1º a 10 de outubro, apresenta uma programação em formato híbrido, com participação especial de Djamila Ribeiro, Laurentino Gomes e Lázaro Ramos.

O evento contará com programação especial que vai correr pelos grupos de Whatsapp, pelas rádios e redes da Secretaria de Educação e Escolas. Esta edição vai contar com um formato híbrido, inédito: as tradicionais bancas de livros irão funcionar na sede das próprias livrarias e a programação cultural será totalmente virtual.

Durante a programação online, serão disponibilizados vídeos-livros com leituras especiais de histórias e poesias. O material conta com leituras de atrizes, atores, professores e personalidades, entre elas o Escritor Homenageado da 47ª edição, professor Ronai Rocha, a secretária de Educação Lúcia Madruga, a reitora da UFN Irmã Irani Rupolo, o Reitor da UFSM, Paulo Burmann e o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom.

São mais de 20 livros que estarão em formato de vídeo, dentro da programação virtual da feira e também disponibilizados separadamente no YouTube. As leituras também serão disponibilizadas em formato de áudio, distribuído para rádios e em forma de podcast em plataforma de áudio, espalhados em diferentes meios para promover a leitura.

Sabemos que muitas crianças não têm acesso aos meios virtuais para acompanhar as aulas. Pensando nisso, criamos a ação Livros em Viagem, que consiste numa forma de as crianças poderem pegar livro na escola para ler em casa. Cada escola da rede municipal vai receber algumas ecobags para administrar o vai e vem de livros entre as crianças.

A atividade começa no início da Feira e segue até o final do ano letivo. O acervo a ser utilizado é o que as escolas recebem pelo FNDE.

Confira a programação completa aqui.

Lázaro Ramos. Foto: Veleiro Conteúdo/Divulgação

Allan Dias Castro. Foto: Veleiro Conteúdo/Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?