Literatura | Notas

Editora Cobogó lança coleção sobre artistas-ativistas da periferia

Change Size Text
Editora Cobogó lança coleção sobre artistas-ativistas da periferia Capa. Foto: Editora Cobogó/Divulgação

A coleção Cabeças da Periferia traz entrevistas com artistas-ativistas das periferias que transformam, com seu trabalho e mobilização, seus entornos e a conexão com o mundo.

Os primeiros três livros apresentam, cada um deles, o comunicador Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, o escritor Jessé Andarilho, autor de Fiel (Objetiva, 2014) e Efetivo variável (Alfaguarra, 2017), e a dançarina e pesquisadora Taísa Machado, criadora do Afrofunk. Como protagonistas de suas próprias narrativas, eles revelam o que pensam e como criam, falando de seus projetos e ativismos, realidades e ações transformadoras.

A coleção, que conta com a organização de Marcus Faustini, escritor e idealizador da Agência de Redes para a Juventude, traz a cada livro entrevistas conduzidas por Faustini com a participação de comentadores como Julio Ludemir, Rôssi Alves, Fred Coelho, Paulo Sampaio, Isabel Diegues, entre outros, convocados para esquentar as conversas.

Partindo de como cada um dos personagens narra a si mesmo, somos apresentados ao que pensam de cultura, ativismo, circulação na cidade, refletindo sobre o território, a criação, sobre como afetam e provocam suas comunidades e qual a expectativa com a produção de suas práticas.

Nas capas, a obra do artista visual carioca Maxwell Alexandre.

Nesses três livros primeiros livros da coleção Cabeças da periferia, descobre-se quais as estratégias de criação e ativismo, e como, através da arte e cultura, esses personagens atuam.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?