Literatura | Notas

“Levante” traz poemas que tematizam a história do povo negro no Brasil

Change Size Text
“Levante” traz poemas que tematizam a história do povo negro no Brasil Capa. Foto: Kulturális/Divulgação

Levante reúne 75 poemas que abordam a trajetória do povo negro no Brasil. Dividida em seis partes (Desterro, Cativeiro, Ancestralidade, Resistência”, Herança e Liberdade), a obra aborda desde o desterro imposto pelo tráfico negreiro até a resistência contra o sistema escravista, chegando às heranças contemporâneas e à contínua luta por libertação.

Produto de uma pesquisa rigorosa, desenvolvida ao longo de cinco anos por Henrique Marques Samyn, professor de literatura da UERJ e militante negro, Levante tematiza desde aspectos mais conhecidos do período escravista (como a travessia nos “tumbeiros” e ícones da resistência como Zumbi, Dandara e Luiza Mahin) até práticas menos conhecidas (como a proibição de que negros escravizados calçassem sapatos ou o suplício imposto por instrumentos como a golilha e a gargalheira), evocando ainda figuras esquecidas (como mulheres escravizadas que reagiram contra seus senhores e quilombolas menos conhecidos, como Lucas Dantas e Canção-de-Fogo).

Chegando à contemporaneidade, Levante aborda a marginalização e a criminalização do povo negro e as consequências da violência policial; não obstante, sua seção final aponta para uma ainda sonhada liberdade.

Nas palavras da prefaciadora, a escritora Cidinha da Silva: Percebemos em Levante uma poética de alteridade e autoridade que a todo tempo confronta a perspectiva patriarcal e branca de ‘dar voz aos subalternizados’. O poeta aqui não dá voz a ninguém, não resgata nada.  […] Samyn mergulha na lama primordial onde nossa ancestralidade repousa e transforma em ponto versificado o que nos trouxe até aqui: a coragem, a capacidade de recriar, de gerar tecnologias de produção de infinitos.

O lançamento acontece no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 17h nas redes sociais da editora Jandaíra, e contará com a participação de Katia Costa-Santos, escritora, pesquisadora e especialista em Estudos Culturais e Literaturas da Diáspora Negra, e Elizandra Souza, poeta e jornalista. Também compõem o lançamento Amanda Lourenço e Camila Souza, integrantes do projeto de extensão LetrasPretas, da UERJ, que comentarão poesias da obra.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?