Literatura | Reportagens

Sevilhizando o mundo

Change Size Text
Sevilhizando o mundo

Para celebrar o centenário de João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999), nascido em um distante 9 de janeiro, a atuadora Ana Campo e o violonista Marcel Estivalet conceberam o recital João Cabral Sevilhizador: 100 Anos em 10 Poesias. O título remete à frase “Há que sevilhizar o mundo”, em que o pernambucano manifesta o encanto que a capital andaluza lhe despertou entre os anos 1940 e 1960, em diferentes períodos nos quais atuou como diplomata na Espanha. O espetáculo – que teve pré-estreia no final do ano passado e será apresentado ao longo de 2020 – reúne poemas do livro Sevilha Andando (1989), como Juan Belmonte e Sevilha e a Espanha.

Assista ao vídeo de Juan Belmonte:

“A gente conhece o nome, mas dificilmente para e lê João Cabral. Infelizmente, fica restrito ao meio acadêmico. Nossa ideia é que, através de estímulos estéticos, as pessoas assimilem sua obra”, explica Ana. O recital nasce de leituras dos poemas e remete à origem espanhola da atuadora. “Nasci no Uruguai, e meu sobrenome Campo vem das Astúrias. O flamenco é latente, chegou na minha vida de uma forma muito natural”, conta.

O projeto começou a ganhar contornos em conversas com o violonista Giovani Capeletti, referência da guitarra flamenca em Porto Alegre, que atualmente vive na Espanha. Antes de se mudar, Capeletti indicou Marcel para dar continuidade à parceria com Ana. Das trocas entre os três, surgiu a sonoridade que define o repertório. “Não precisava ser só flamenco, Cabral não era um poeta gitano andaluz. Era um brasileiro, nordestino, falando de sua paixão por Sevilha”, afirma Marcel.

A partir desse entendimento, o músico mesclou diferentes linguagens estéticas: além do flamenco, temas espanhóis, catalães e brasileiros, somados a interpretações autorais. “Buscando a liberdade da expressão da Ana, incluí um pouco de composição e improvisação a partir da fala”, explica Marcel.

Desobediências criativas

Duas “desobediências” criativas a João Cabral marcam o projeto sevilhizador de Ana e Marcel. A primeira delas, quanto à falta de gosto pela música manifestada pelo poeta. Para Ana, no entanto, longe de ser antimusical, João Cabral nos brinda com “outra musicalidade” – corroborando as leituras que apontam o elemento rítmico como um dos principais em seus versos.

A segunda desobediência veio à tona durante a pesquisa para o projeto. Ana encontrou um relato da poeta Marly de Oliveira, segunda esposa de João Cabral, em que ela menciona a aversão do escritor à leitura em voz alta de sua poesia – à exceção de Morte e Vida Severina (1956) e da edição lançada em 1984 que traz no título o adendo E Outros Poemas em Voz Alta. Na visão de Ana, essa resistência está relacionada à busca por uma linguagem afastada de sentimentalismos, característica marcante na produção do pernambucano.

Para atenuar a desobediência ao escritor, Ana recorre a estratégias narrativas do poeta e dramaturgo Bertolt Brecht, que defendia o efeito de distanciamento nas criações cênicas: “Tento usar meu conhecimento de teatro dialético, mostrar algo em vez de encarnar”. Bem-humorada, ela imagina qual seria a reação de João Cabral diante do espetáculo: “Acredito que se ele visse o recital, se sentiria bem homenageado”.

Assista ao vídeo de Sevilha e a Espanha:

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?