Música | Notas

Bossa “Nova Oração” reúne Danilo Penteado e César Lacerda

Change Size Text
Bossa “Nova Oração” reúne Danilo Penteado e César Lacerda Foto: Danilo Penteado/Divulgação

O multi instrumentista Danilo Penteado segue revelando os sambas que vem compondo e lançando durante a pandemia com colaborações célebres – nomes como Carlos Rennó, Maurício Pereira, Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Romulo Fróes e Alice Coutinho surgem como vozes ou co-autores. Agora, o músico muda o tom e canaliza a bossa em Nova Oração, retomando a parceria com o cantor e compositor César Lacerda em um lançamento do selo YB Music.

A letra é uma prece, escrita por Daniel Muller. Entre versos que remetem à poética da bossa nova – aludindo ao movimento das coisas e o ritmo da natureza, os autores clamam a Jobim (o Tom) e João (o Gilberto) que olhem por nós. Os versos se destacam nesse arranjo minimalista, combinando apenas violão e piano e sem percussão. 

Nova Oração é uma bossa nova clássica que homenageia Tom Jobim e João Gilberto. A união desses dois artistas criou, na década de 60,  uma possibilidade de Brasil que ainda nos inspira e dá esperança. O minimalismo do arranjo evoca o estilo dos mestres, com o violão tocando a emblemática batida de João e o piano fazendo contracantos jobinianos. A letra, cantada pela voz inspirada de César Lacerda,  pede para que eles orem pelo nosso país nesse momento tão difícil”, resume Penteado.

Como as demais produções dessa série de lançamentos, a nova faixa foi toda gravada remotamente. Danilo gravou o violão; Muller tocou piano; e César Lacerda aproveitou o tom de homenagem para se inspirar nas divisões rítmicas de João Gilberto. Buscando a qualidade de som que estivesse à altura dos homenageados, a faixa foi mixada pelo Fábio Barros e masterizada na Inglaterra por Pete Maher (Damien Rice, Nick Cave and the Bad Seeds, Jack White, Rolling Stones).

Escute Nova Oração aqui.

Foto: Daniel Pandeló Corrêa/Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?