Música | Notas

“Dizperto” é o álbum de estreia de Fernando Mascarenhas

Change Size Text
“Dizperto” é o álbum de estreia de Fernando Mascarenhas Fernando Mascarenhas. Foto: Dolores Orange/Divulgação

Com um EP e dois singles já lançados como projeto solo, o compositor mineiro Fernando Mascarenhas lança seu primeiro álbum nesta sexta (30/4) e traz o melhor do indie pop cancioneiro.

Com raízes cravadas em 1966, quando os Beatles lançaram Rubber Soul e os Beach Boys responderam com Pet Sounds, Dizperto foi criado para quem gosta de ouvir um disco do início ao fim. Cada canção é um universo que se complementa no todo.

Como uma viagem entre influências da MPB, do jazz, do rock e até da música eletrônica,  os acordes acabam reverberando uma sonoridade mineira, calcada nas criações de Lô Borges, Beto Guedes e toda a trupe do Clube da Esquina, movimento que nasceu  nas esquinas do bairro Santa Tereza, onde Fernando vive em Belo Horizonte.

As 14 músicas do álbum foram compostas por ele ao longo dos últimos cinco anos, desde que a banda da qual fazia parte, Paquiderme Escarlate, terminou. “Não foi simples me tornar um artista solo do dia pra noite, por isso o período de gestação do álbum foi relativamente longo. O que acabou contribuindo para que eu tivesse certeza de quando gravar. Decidi que meu primeiro álbum só sairia quando ele me fizesse sentir que poderia ser um clássico instantâneo em potencial”.

Registrado durante a pandemia, o pontapé inicial foi quando ele compôs a faixa Dia 37, que abre o disco, no trigésimo sétimo dia de quarentena. “A introspecção forçada me fez perceber, quando compus essa música sobre a minha experiência no começo da quarentena, que várias canções que eu havia composto dois, três ou quatro anos atrás faziam sentido para a situação mundial em 2020. Isso me ajudou a escolher 14, dentre 20 cogitadas, pois se completavam e dialogavam entre si: todas elas, de alguma forma, têm  um tema central, expresso pelo trocadilho do título”. 

Escute Dizperto aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?