Música | Reportagens

Fanfarra Bate & Sopra lança primeiro single autoral

Change Size Text
Fanfarra Bate & Sopra lança primeiro single autoral

Em tempos de isolamento social, a fanfarra Bate & Sopra dá sua contribuição para manter viva a energia das ruas. A partir de sexta (10/4) estará disponível nas plataformas digitais o single de Ventania, primeiro lançamento autoral do grupo. A faixa foi apresentada no 14º Festival de Música de Porto Alegre, realizado em 2019, no qual a banda levou para casa o prêmio principal da categoria Músicos de Rua e o troféu de Melhor Torcida.

A Bate, como é carinhosamente chamada, começou em 2014, reunindo amigos que tocavam instrumentos de sopro e percussão. A formação atual tem nove músicos, seis deles nos metais: Amanda Campo (trompete), Carolina Pizzato (sax alto), Gabriel Luzzi (trompete), Lucas Silveira (tuba), Martin Weiler (trombone) e Vinícius Ávila (sax tenor). Na percussão, o time é formado por Amadeu Medina (timbal), Lívia Tabert (surdo) e Pedro Souza (caixa) – e até pouco tempo contava com a percussionista Shana Weber.

“A ideia inicial era fazer um som na rua aqui em Porto Alegre”, relembra Pedro, um dos fundadores do grupo. Aos poucos, os encontros informais levaram a fanfarra a se apresentar em casas de shows e festivais, em um processo de amadurecimento dos instrumentistas e do conjunto. “Começamos a ter vontade de compor um repertório autoral”, conta Gabriel.

O desejo de ir além das releituras de estilos musicais variados já resultou em quatro músicas: Imersão, Olha a Chuva, Retorno a Marte e a faixa que estreia nas redes nesta sexta, Ventania. A melodia do primeiro lançamento do grupo nasceu em uma viagem de Gabriel a Maquiné, escutando o som do vento ecoar nos morros “antes do vento chegar”, como relembra o trompetista.

Nos próximos dias também será divulgado o clipe de Ventania reunindo imagens de diversas apresentações da banda. A depender dos desdobramentos da pandemia do coronavírus, as demais músicas compostas pela Bate & Sopra devem ser lançadas e compiladas em um EP ainda em 2020.

Honk! e a inspiração neofanfarrística

A mescla de metais e percussão é uma das principais características das fanfarras e de um movimento que inspira a Bate & Sopra desde sua origem: o neofanfarrismo. O nome designa o ressurgimento desse tipo de grupo no Brasil, desde o final da primeira década dos anos 2000, tendo as ruas do Rio de Janeiro e o Carnaval carioca como principais polos de difusão.

Para além dos instrumentos e do ecletismo do repertório, os grupos que se vinculam ao neofanfarrismo também são caracterizados pelo posicionamento político, que ganha forma na ocupação criativa de espaços públicos. A força do movimento se consolidou no festival Honk!, que surgiu em 2006 nos Estados Unidos e desembarcou no Brasil em 2015. O festival tem como marca seu caráter colaborativo e o envolvimento com as comunidades onde são realizadas as apresentações, sempre gratuitas.

A primeira edição do Honk! em Porto Alegre aconteceu em maio de 2019, ocupando espaços como Areal da Baronesa, Morro Santana, Orla do Guaíba, Vila Planetário e o Museu do Percurso Negro de Porto Alegre – composto por locais emblemáticos da presença e da resistência da população negra na cidade. Além de tocar no evento realizado em Porto Alegre, a Bate & Sopra já esteve em três edições do festival no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e uma em Brasília, somando seis participações desde 2016.

O grupo planejava se apresentar na segunda edição do Honk! em Porto Alegre, que começaria no dia 30 de abril e foi adiada por conta das medidas de combate ao coronavírus. “O festival é essencial pra nós, não só pelas apresentações, mas pelas trocas com os músicos”, conta Pedro. Em 2019, no Rio de Janeiro, a banda fez uma apresentação totalmente autoral, considerada um marco pelos integrantes da Bate & Sopra, já que as releituras são o mais habitual no repertório das fanfarras. “As pessoas vinham perguntar: de quem é essa música?”, relembra Gabriel.

Corpo e cores em movimento

Outra característica importante dos shows de fanfarras é o caráter performático, com atenção dedicada aos movimentos e ao vestuário dos músicos, que tocam em meio ao público. Para desenvolver esses elementos em suas apresentações, a Bate & Sopra contou com o auxílio do diretor de teatro Chico de los Santos – também conhecido como o Jesus do Bloco da Laje -, que realizou oficinas com o grupo.

Recentemente a Bate & Sopra também contou com o apoio da atriz Louise Pierosan, que trabalhou aspectos cênicos das performances. Para completar, com pesquisa da saxofonista Carolina Pizzato e da produtora da banda, Camila Sequeira, a banda também trabalha sua identidade visual, com ênfase nas cores amarelo e roxo – presentes no vestuário, nas peças gráficas e na mascota da fanfarra, a polva Xuxu. “Vamos sempre nos redescobrindo. Colocar o corpo na música tem diretamente a ver com o som”, reflete Gabriel.

Expectativas diante do isolamento social

Como outros tantos profissionais do meio cultural, os integrantes da Bate & Sopra acompanham com expectativa as notícias relacionadas ao coronavírus e às medidas de isolamento que impedem encontros do grupo e apresentações nas ruas, em casas de shows e eventos privados.

Além da paralisação das performances, a crise atual deve postergar ainda mais três premiações do Festival de Música de Porto Alegre que ainda não foram entregues pela prefeitura. Os prêmios em dinheiro, embora com atraso de meses, já foram pagos após a repercussão na imprensa, mas seguem pendentes a gravação de uma música no Estúdio Geraldo Flach e a realização de um curso de produção e de uma imersão com a Banda Municipal de Porto Alegre.

Enquanto aguarda definições e dias melhores na cidade, a Bate & Sopra tem mantido a comunicação com o público nas redes sociais. O trompetista Gabriel Luzzi conta que, após o trabalho de divulgação de Ventania, o grupo vai seguir buscando formas de manter o contato com os fãs nas próximas semanas e possíveis caminhos para viabilizar outros lançamentos ainda este ano. “Estamos nos cuidando, cada um na sua casa. Esperamos que a música e o clipe de Ventania deem um pouco da alegria de estar na rua e esperamos voltar a estar juntos com todos novamente”, conta Gabriel.

O link de pré-save de Ventania já está no ar para quem quiser ser lembrado do lançamento nesta sexta.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?