Agenda | Música | Reportagens

Ianaê Régia acolhe a vulnerabilidade para brilhar

Change Size Text
Ianaê Régia acolhe a vulnerabilidade para brilhar Foto: Josemar Afrovulto

A cantora Ianaê Régia lança o álbum AFROGLOW nesta sexta-feira (6/10), às 22h, no Agulha, explorando sonoridades do R&B, jazz, trap e soul e processos de transformação pessoal – do individual para o coletivo, da vulnerabilidade para o empoderamento.

Contemplado pela plataforma Natura Musical por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, AFROGLOW nasce das reflexões de Ianaê sobre acolher momentos de fragilidade. “A gente precisa lidar cara a cara com as vulnerabilidades, mas é difícil acolhê-las quando se é uma pessoa preta. A sociedade não te dá esse direito. Tu precisa ser forte, guerreira, exemplo de resistência. Tu te nega essa vulnerabilidade e passa a te desumanizar porque o outro te desumaniza há muito tempo”, observa a cantora, que concebeu o trabalho a partir de 2020.

“Todo tempo, vemos questões sobre o genocídio da população negra. Isso é uma realidade, mas não queria trazer essa mensagem, e sim falar de nascer e renascer. Isso também é militância. Preto vivo é revolucionário”, completa a artista, 25 anos, que nasceu em Arroio do Tigre e hoje vive em Porto Alegre.

Ianaê estreou nos palcos aos 13 anos, cantando para uma igreja lotada, frequentada pela mãe, numa celebração de Dia dos Pais – “foi quando perdi o medo de cantar em público”. Adolescente, integrou bandas covers e, mais tarde, começou a se apresentar em bares, fazendo releituras de ritmos latino-americanos. Já aluna da graduação em Música da UFRGS, inquieta em relação a sua trajetória profissional, aproveitou o período de isolamento social para fazer cursos voltados ao mercado musical. Aplicou seus conhecimentos no projeto que viria a ser contemplado pelo edital da Natura Musical, sendo responsável por toda a direção de criação de AFROGLOW.

“O nome do projeto vem da potência do que queremos construir conscientemente diante do espelho. Embora minha população viva questões muito difíceis, a gente brilha pra caramba”, afirma Ianaê. No álbum de estreia, o brilho da cantora se traduz em apuro vocal – “interpretação é o tempero do molho”, nas palavras dela – e nos timbres do R&B alternativo. “Tem elementos de pop, gospel, folk. Não é quadradinho, ainda mais no Brasil, onde é possível fazer muita coisa”, define a artista.

“O R&B também é nosso. Tem um pouco de antropofagia ver artistas brasileiros, negros e negras, fazendo esse trabalho por aqui”, celebra a cantora, que criou a playlist R&B Alternativo como Autocuidado para a Natura Musical, reunindo nomes como Baco Exu do Blues, Cíntia Arruda, Rico Dalasam, Tássia Reis e Xênia França.

Foto: Josemar Afrovulto

Em AFROGLOW, o R&B antropofágico de Ianaê parte do âmbito individual do Umbigo e da Rotina para se transmutar no coletivo a partir de Ponto Sensível. As sete faixas do álbum nascem de um processo permeado pelo cotidiano: “Passei a sair de casa com três itens, no mínimo: caneta, caderninho e celular com gravador. Transcrevia diálogos ouvidos na rua, diálogos em filmes, montava uma sucessão de melodias a partir dos sons de buzinas de carros e ônibus, anotava frases sem sentido que passavam pela minha cabeça até que compunha e recompunha”.

Ianaê sobe ao palco do Agulha acompanhada de Handyer Borba (teclados), Luka de Lima (guitarra), Mateus Albornoz (baixo elétrico) e Rhuan de Moura (bateria), com participações especiais de Lucas Moraes (percussão corporal), Sara Nina (vocais), Bruno Silva (trompete) e Cleômenes Jr. (saxofone). Após o lançamento em Porto Alegre, Ianaê se apresenta em São Paulo (11/10) e no Rio de Janeiro (12/10).

Lançamento de “AFROGLOW”, de Ianaê Régia

Quando: 6 de outubro de 2023
Horário: 22h
Onde: Agulha (rua Conselheiro Camargo, 300 – Floresta – Porto Alegre)
Informações sobre ingressos aqui

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sexta-feira, 06 de maio de 2024 | 22h00

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?