Agenda | Música | Reportagens

Maior festival de hip hop do país, 9º Rap In Cena reúne mais de 70 atrações em Porto Alegre

Change Size Text
Maior festival de hip hop do país, 9º Rap In Cena reúne mais de 70 atrações em Porto Alegre Rap In Cena 2022. Foto: Jhony Films

Com mais de 35 mil ingressos vendidos, a 9ª edição do Rap In Cena se consolida como o maior festival da cultura hip hop no Brasil, reunindo mais de 70 atrações musicais nos dias 28 e 29 de outubro, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, incluindo nomes como Racionais MC’s, Marcelo D2 & Sain, Filipe Ret, BK, Cynthia Luz, Cristal, Djonga, Kayblack, L7nnon, Negra Li e Negra Jaque.

Racionais MC’s. Foto: Bob Wolfeson

Idealizador do Rap In Cena ao lado do sócio Guilherme Camerini, o produtor Keni Martins conta que o evento começou com uma festa em 2012, ganhando o nome atual em 2014. “Até 2017 só perdi dinheiro fazendo rap, ganhava dinheiro fazendo funk e eletrônica. Mas sempre fui muito ambicioso e acreditava que chegaria muito longe. Hoje fico feliz de não ter parado, mesmo com todo mundo que me subestimou”, conta Keni.

“Temos a ambição de chegar ao poder de marca e grandiosidade de festival internacional do Rock In Rio”, completa o idealizador do evento. Ao longo de nove anos, segundo dados do festival, mais de 190 artistas fizeram shows para mais de 97 mil pessoas em eventos realizados no RS.

Cristal. Foto: Afrovulto

Além do Palco World Budweiser, que recebe os nomes de maior projeção, o Palco Bronx é um dos destaques do festival. “Buscamos continuar trabalhando nosso maior conceito, que é dar espaço para artistas locais, em sua maioria pretos e LGBTQIA+. Teremos também atrações de outros estados que conversam com nossa estética e proposta”, explica COCOA MAMI – relembre a entrevista –, idealizadora da festa porto-alegrense Bronx, criada em 2016, e uma das mais de 20 artistas mulheres do festival – número celebrado pela organização do evento.

COCOAMAMI. Foto: Afrovulto

No Palco Anos 90, com curadoria do DJ Celso Polêmica, nomes como Thaíde, Afro-x e GêPowers celebram os 50 anos do hip hop – aniversário que remete a uma festa seminal em um apartamento no bairro do Bronx, em Nova York, em 1973. No Baile do Saulit, o DJ Saulit, referência da cena gaúcha de DJs, convida artistas do trap e do funk nacional para subirem ao palco.

Na Rua Da Guedes, o festival aproveita o fluxo entre os palcos e junto à loja do festival para celebrar os 30 anos do grupo Da Guedes. “É um dos grupos de maior referência do rap gaúcho. O festival tem alguns nomes da nova geração, mas damos o mesmo valor e importância para quem nos deu base para chegarmos aqui”, explica Keni.

Dando sequência a outras iniciativas de inclusão e solidariedade – em 2022 o festival arrecadou 60 toneladas de alimentos; neste ano, a previsão é de mais de 100 toneladas –, uma parceria do Rap In Cena com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre distribuirá 6 mil ingressos gratuitos a entidades de atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, quilombolas, indígenas e pessoas LGBTQIA+, a partir de pontos de cultura e outras instituições.

“Estamos fazendo o que a cultura hip hop sempre pregou, que é a união e a coletividade pra fazer conexões reais acontecerem. O Rap In Cena se entende como uma ferramenta de transformação social, através de sete pilares: cultura, arte, esporte, educação, entretenimento, música e social”, define Keni.

Djonga. Foto: Divulgação

O esporte se soma à cultura na Vila Olímpica, que reúne skatistas, dança – com b-boys e b-girls do breaking, um dos pilares da cultura hip hop –, jogos de basquete, batalha de rimas, slam com curadoria do Coletivo Poetas Vivos, lutas de boxe olímpico, kickboxing e jiu-jitsu e ainda um espaço dedicado à autoestima do público.

“Eu vim de um projeto social que transformou minha vida na minha adolescência. Sei a importância do esporte na vida das pessoas de periferia”, ressalta Keni, que cresceu na Vila Cruzeiro e aos 14 anos ingressou em um projeto de boxe olímpico do Internacional para se tornar tricampeão gaúcho e campeão brasileiro nos quatro anos seguintes. “Podia ter desviado meu caminho pra outro rumo, mas o esporte me ajudou com muita disciplina e me trouxe até aqui.”

Confira a lista completa das atrações do festival:

28 de outubro (sábado)

Palco World Budweiser: BK, Cristal, Deepkz, Djonga, Hungria, Kayblack, L7nnon, Major RD, MC Cabelinho, Orochi, Poze do Rodo, Veigh, Batalha da Aldeia vs. Batalha do Olimpo, LC Advanced, Samambaia, Coch e DJ Ninja, Bertoi. 

Palco Bronx: Rafa Moreira, Cocoa Mami, Bivolt, Iza Sabino & Laura Sette, Deekapz, Zvnt, Turquesa, Neumann, Black Mobb, Mikaativa, Thane C, Lamar, Dessa Almeida, 2Ktherich, Keni Ygs, Antoni Lorenna, Sou Bandeira, Ybd Will, D’lock, Steici Lauser, Ogluan, Gt51, Ths Drop, Sandro Dubois, Floreanopolis, William Luis, Guhl, Tvlyssxn, Antonio X Xarao, Síganus, Jô, Emersxxn, Hustla, Elle P, Pajubando, Baddie Loma, Gau Beats, Vânia & Vanessa, Dalberth , Mari Gonçalves, Suelen Mesmo, Bart, Nanadaime e Casa Da Art.

Palco Baile do Saulit: Azzy, Bin, Borges, Caio Passos, Chefin, Hyperanhas, MC Davi, Oruam, Vulgo FK, Bossle, Cardoso, Vit Loppes, Lil Sete, Luan 11, Adr, DG, LT , Bitencourt, Marchese, Kessel, Dola, Ramos, Linni, Lesso, Tokio Dk,  Meno K, Brendon, VZ a Banca, Emerson Rodrigues, Padrinho, Usina do Beat, Marcão, Nando Leal e HotPlayers.

29 de outubro (domingo)

Palco World Budweiser: Da Guedes, Filipe Ret, MC Daniel, MC Hariel, MC Ryan SP, Marcelo D2 & Sain, Negra Jaque, Negra Li, PH Original, Primo Preto, TZ da Coronel, Racionais MC´s, WIU, Milk Shake, COCOA MAMI e Micha.

Palco Rap In Cena 90’s: NDeenaldinho, Thaíde, Pepeu, Afro-x, Revolução RS, Jacksom, Motel, Attack Frontal, Galo Cinzento, DJ Nezzo, GêPowers, Di PIA,  EDINHO DK, DJ LUISINHO, Branco RP3, Comando Preto, LaBellaMafia e as Anastácias Zhamp.

Palco Rolê Rap In Cena: Sidoka, Cynthia, Drika Barbosa, Yunk Vino, UCLÃ, Amabbi, Favela Vive convida ADL, Marechal e Menor do Chapa, Dom R, Magikaus + Yan + Valoski, Abu, Dropping, Loba Boss, Deelay, Negra Jaque, Fred Angels, Guido Cnr, Deelay, Coch, Abu, MC, Abu, Clan De La Rua, Coletivo Alvo Cultural e Kalango.

Os ingressos estão à venda através do Sympla nas modalidades pistas, VIP e open bar. O público pode optar por tickets avulsos ou pelo passaporte para os dois dias. Mais informações no site do festival.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sábado, 28 a 29 de outubro de 2023

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?