Música | Reportagens

O tríptico sonoro de Thiago Colombo e Camilo Simões

Change Size Text
O tríptico sonoro de Thiago Colombo e Camilo Simões

Parceiros em inúmeros projetos há mais de uma década, os músicos Thiago Colombo (violão) e Camilo da Rosa Simões (violino) estão gravando seu primeiro disco em formação duo. Com previsão de lançamento para este ano, o álbum Tríptico traz composições de Thiago, arranjos em colaboração com Camilo e uma faixa concebida pelo professor e compositor Fernando Lewis de Mattos, falecido em 2018, vítima de um acidente de carro.

Como sugere o nome do trabalho, o repertório divide-se em três partes que dialogam entre si, mesclando tradições populares e eruditas. Brasilidades como choro, samba e baião estão presentes em Prelúdio-choro para uma Tarde de Quinta, Dr. Raul, Canção e Dança, Pro Santinho e Réquiem for a MinC. As musicalidades sul-americanas ganham espaço em Milonga São Gonçalo, La Sencillita e Tríptico. E para completar o quadro tripartido, soma-se a música de concerto em distintas latitudes nas faixas que homenageiam Fernando Mattos.

O mestre e amigo da dupla integra o disco em Milonga para Violino Solo, escrita por Fernando, e Elegia a um Gentil-Homem, composta por Thiago e formada por quatro peças: Triunfo da Morte (inspirada em uma obra pouco conhecida de Fernando), Milonga da Digressão, Tempo Antes e Triunfo da Presença. “Talvez seja a música que eu mais me orgulhe de ter feito”, conta o violonista. “Ali está o que eu vivi no processo”, completa, recordando o luto pelo falecimento do professor.

A elegia celebra o legado de Fernando, seu eclético gosto pela produção musical de diferentes épocas, sua admiração pelo quadro do pintor holandês Pieter Bruegel, O Velho (ca. 1525 – 1569) que intitula a primeira peça e suas digressões apaixonadas. “Me sinto herdeiro do Fernando, não estilisticamente, mas como forma de pensar a música e a vida. Ele tem ligação direta com tudo que fiz na minha trajetória como músico”, conta emocionado o violonista.

Som e espaço

Além da triangulação de Thiago e Camilo com Fernando Mattos, outra tríade marca a concepção do álbum: Tríptico conta com a produção do músico Fábio Mentz, que preparou seu estúdio, na Zona Sul de Porto Alegre, especialmente para os encontros com a dupla. “Esse projeto foi muito delicioso, uma possibilidade de chegarmos juntos a uma concepção de som”, conta Fábio, que é fagotista da OSPA desde 1990 e já recebeu em seu estúdio artistas como André Mehmari, Bianca Gismonti, Leandro Maia e Simone Rasslan.

O produtor do disco ressalta a importância de se pensar a música em um “ambiente que seja saudável, vivo, reverberante para os músicos”. O cuidado em relação à espacialidade do estúdio – projetado por Fábio em colaboração com os engenheiros de som Marcello Sfoggia e Marcos Abreu – se faz presente em cada detalhe, a começar pela área destinada à técnica: o local que abriga a mesa de som está conectado ao espaço ocupado pelos músicos, garantindo uma proximidade maior durante as gravações.

Trajetórias que se encontram

Vencedor de três prêmios Açorianos de Música (Revelação, Instrumentista Erudito e Disco Erudito) logo no seu disco de estreia, Sonata, lançado em 2003, Thiago é bacharel e mestre em Música pela UFRGS com doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor na Universidade Federal de Pelotas, atividade que concilia com sua atuação como concertista e palestrante em festivais internacionais. Em 2006 lançou Reminiscências e, em 2009, Trezegraus. Latin Guitar Connections (CD, DVD e LP), gravado em 2017 na Bath Spa University (Inglaterra), rendeu a Thiago outros dois prêmios Açorianos de Música – como Compositor e Instrumentista, ambos na categoria Instrumental.

Bacharel em música pela UFRGS – onde é professor de violino -, mestre com distinção pela Mozarteum de Salzburg e doutor em performance musical pela Michigan State University, Camilo já integrou as orquestras Salzburg Chamber Soloists, Lansing Symphony, Flint Symphony, West Michigan Symphony, International Chamber Soloists e Sinfônica Brasileira. Tríptico é o primeiro álbum que ele assina como um dos músicos principais. “Acho maravilhoso fazer o primeiro disco com músicas do Thiago, está sendo um grande aprendizado”, conta.

Uma prévia do que vem por aí

Ao longo dos próximos meses, Thiago e Camilo seguem em estúdio para concluir as gravações do disco, que terá lançamento via financiamento coletivo – ainda em fase de produção. Uma prévia do Tríptico pode ser desfrutada nas três músicas do álbum gravadas com exclusividade para esta matéria – com áudio captado por Fábio Mentz e sincronização de Thiago Colombo.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?