Música | Reportagens

Tum Toin Foin: um grande encontro afetivo e musical

Change Size Text
Tum Toin Foin: um grande encontro afetivo e musical Foto: Elizabeth Thiel

A onomatopeica banda de câmara Tum Toin Foin lança nesta quinta-feira (26/5), às 20h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o primeiro álbum do grupo, que reúne instrumentos de percussão, cordas e sopro no encontro de 10 instrumentistas liderados por Arthur de Faria.

A Tum Toin Foin foi criada em 2018, três anos após o fim do Arthur de Faria & Seu Conjunto. A partir de conversas com músicos e de um post no Facebook, com o desejo de criar uma formação instrumental para apresentar trilhas compostas ao longo de três décadas para cinema e teatro, Arthur (piano) reuniu Adolfo Almeida Jr. (fagote), Ange Bazzani (fagote), Bruno Vargas (baixo), Gabriel Romano (acordeon), Giovani Berti (percussão), Guenther Andreas (bateria), Miriã Farias (violino), Julio Rizzo (trombone) e Erick Endres (guitarra).

“Quando fechamos 10 integrantes, me dei conta de que metade tinha mais de 50 anos, e a outra menos de 33 anos”, recorda Arthur, que já lançou mais de 20 álbuns e 50 trilhas sonoras. O grupo fez 52 ensaios antes da gravação em 2019 do álbum Tum Toin Foin no estúdio Audio Porto – selo que lança o trabalho de estreia da banda. Por conta da pandemia, a Tum Toin Foin viveu um grande intervalo em seus encontros e apresentações, retomados gradualmente a partir do segundo semestre de 2021.

Capa do álbum

Parceiro de Arthur há mais de três décadas, Julio Rizzo destaca a capacidade do compositor de atrair músicos para os seus projetos. “A gente não sabe se ele nos hipnotiza ou põe alguma coisa na nossa água”, brinca o trombonista, destacando a forma como Arthur compõe pensando nas particularidades de cada instrumentista. “Ao mesmo tempo que os arranjos são fechados e personalizados, há liberdade de interpretação para cada instrumento”, observa Rizzo.

Empolgado com o encontro e o afeto da Tum Toin Fin, o trombonista completa: “Nunca vi uma banda com tanto amor e carinho pela música e por cada integrante. É a melhor coisa que fiz nos meus últimos 40 anos de música”.

Foto: Elizabeth Thiel

Instrumentista da OSPA, a colombiana Ange Bazzani brinca que a Tum Toin Foin proporcionou suas primeiras experiências de rockstar e um reconhecimento pouco usual para músicos de orquestra. “Um dia estava em uma cervejaria e me perguntaram: tu és a fagotista da Tum Toin Foin?”, recorda.

Com o grupo, Bazzani teve uma de suas primeiras experiências com música popular e a amplificação direta do fagote. “É um instrumento muito acústico, mas agora já estou acostumada”, explica. Para amenizar o estranhamento da colombiana, os colegas a incentivavam com a frase: “vai ficar feio, mas vai dar pra ouvir!”.

Bazzani também destaca a abertura criativa da Tum Toin Foin: “Sou concertista, cresci entre as paredes de um conservatório. A banda é a experiência mais extravagante da minha vida na música. Além de todo o amor, é um espaço realmente criativo que eu necessitava, com um rigor diferente da música de concerto”.

Caçula da Tum Toin Foin, Erick Endres começou a tocar guitarra com Arthur de Faria em 2015. “A Orkestra do Kaos foi um grande aprendizado, mas a Tum Toin Foin elevou isso a outro patamar. É a experiência musical em que mais aprendi e evoluí como músico e ouvinte”, conta Endres, ressaltando a complexidade das 13 faixas do álbum e as trocas de referências entre os integrantes da banda – incluindo tango, funk, jazz, milonga, chamamé, rock e música barroca, e compositores como Astor Piazzola, Frank Zappa, Pixinguinha, Radamés Gnattali, Stravinsky e Tom Waits.

Após escutar Endres falando sobre os aprendizados na Tum Toin Foin, Julio Rizzo observa que “Erick pode ser o caçula, mas na verdade é o mais velho. A música dele tem muita sabedoria, é de um cara com mais de 100 anos. Nunca tinha tocado com um guitarrista de tanto talento”, elogia o trombonista na animada e afetuosa conversa dos integrantes do grupo com a reportagem.

A apresentação do álbum homônimo da Tum Toin Foin foi um dos projetos beneficiados pelo Edital Público de Ocupação 2022 do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e será o primeiro da categoria Música a ocupar os palcos do Teatro – toda a renda da bilheteria será destinada aos artistas.

— 
Show de lançamento do álbum “Tum Toin Foin”

Data: 26 de maio de 2022
Horário: 20h
Onde: Teatro do Centro-Histórico Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75 – Porto Alegre)
Ingressos à venda na plataforma Sympla

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?