Notas | Teatro

28° Porto Alegre em Cena divulga destaques da programação

Change Size Text
28° Porto Alegre em Cena divulga destaques da programação Museu da ficção I: Império. Foto: Matias Umpierrez/Divulgação

A 28ª edição do Porto Alegre em Cena está confirmada para 2021 e ocorrerá de 19 a 31 de outubro. Em formato híbrido de apresentações, com recursos online, mas principalmente presencial e sobretudo imersivo, essa edição pretende transformar plataformas onlines, as ruas, os teatros e as galerias de arte em palcos repletos de sensibilidade e acolhida.

Serão apresentações locais, nacionais e internacionais, que terão transmissão pelo site e canal oficial no YouTube, não perdendo de vista as ruas e espaços culturais. Um dos destaques estrangeiros é a montagem espanhola Museu da ficção I: Império, que contará com setores no palco e na plateia, enquanto o público percorre a exposição criada por Matías Umpierrez com os aclamados Robert Lepage e Ángela Molina que fazem parte da ficha técnica. A atração será dominada por apelos visuais em um diálogo sobre o deslocamento que a ação dramática pode provocar em um sistema museu-coleção-conservação-exposição-tempo.

Já o Inclusão em Cena, que nos últimos cinco anos foi uma programação realizada de forma paralela ao festival, volta a conexão com todas as demais atrações, promovendo acesso e troca das periferias, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social aos espetáculos e ações ao longo de todo o evento.

Confirmada nesta edição também a instalação Entidades de Jaider Esbell, artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Makuxi, natural de Roraima. Recentemente, Jaider expos em Belo Horizonte, cobras luminosas gigantes a céu aberto. A aposta será reproduzir a obra em solo gaúcho. A programação completa será divulgada em breve.

Inspirações 

Inspirado fortemente no sucesso do ano passado, com apresentações anti-aglomeração, em intervenções em espaços públicos para os espectadores – que estavam dentro de casa, das janelas, no ônibus ou em trânsito – devem permanecer nesta edição. Outro sucesso experimentado na edição anterior foram as muitas plataformas utilizadas – e-mails, zoom, Instagram, WhatsApp, ligações – que serão transportados para galerias de arte e teatros também.

O 28º Porto Alegre em Cena pretende apresentar instalações com caráter urbano, humano e itinerantes com todas as possibilidades e matizes que a arte pode expressar em uma visão especial sobre as cidades em perspectiva de futuro.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?