Artes Visuais | Cultura | Notas

Aquisição de obras de Maria Lídia Magliani e de Marina Camargo retoma ampliação do acervo da Casa de Cultura Mario Quintana

Change Size Text
Aquisição de obras de Maria Lídia Magliani e de Marina Camargo retoma ampliação do acervo da Casa de Cultura Mario Quintana "Sob o Sol", de Maria Lídia Magliani. Foto: Kevin Nicolai

O acervo permanente da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) está incorporando novas obras de arte. As recentes aquisições abrangem uma pintura da modernista Maria Lídia Magliani e uma obra tridimensional da artista contemporânea Marina Camargo. A ampliação do acervo da CCMQ foi viabilizada com recursos do Banrisul, por intermédio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), e faz parte das ações do I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea.

A obra Sob o Sol, de Maria Lídia Magliani (Pelotas-RS, 1946 – Rio de Janeiro-RJ, 2012), fica exposta ao público no 5º andar da CCMQ, próximo ao espaço que leva o nome da artista gaúcha. O trabalho consiste em uma série de rostos pintados de forma expressiva, representando as ideias de inclusão e multiplicidade. 

Já a obra de Marina Camargo, intitulada Topografia de Cratera, poderá ser vista no 3º andar da CCMQ. O trabalho integra o I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea (CLAC), que ocupa diversos espaços da instituição até 20 de fevereiro. A exposição coletiva aberta no mês de dezembro, com curadoria de Diego Groisman e Charlene Cabral, reúne 27 artistas, do Brasil, Argentina, Peru e México. O edital do evento definiu, como forma de premiação, a aquisição de obras selecionadas que passam a integrar o acervo permanente da CCMQ.

Para além dos efeitos transitórios de uma grande exposição de artistas nacionais e estrangeiros, a aquisição das obras é um dos legados duradouros do Circuito, que tem como uma das propostas a promoção do debate sobre o cenário e as perspectivas das artes visuais no contexto latino-americano.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?